ANÁLISE DA VOLATILIDADE DO ÍNDICE BOVESPA: UM ESTUDO EMPÍRICO UTILIZANDO MODELOS DA CLASSE ARCH
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v5i1.32080Palavras-chave:
Volatilidade, índice Bovespa, modelos ARCH, Mercado de Capitais, Econometria.Resumo
A utilização de estudos sobre volatilidade comoinstrumento de orientação de investimentos e classificaçãode riscos tem sido uma estratégia muito utilizadano mercado de capitais. Este artigo faz uma análiseempírica da volatilidade dos retornos do índiceBovespa por meio de modelos da classe ARCH. Osresultados empíricos sugerem fortes sinais de persistênciae assimetria da volatilidade dos retornos da série.Além disso, todos os modelos da classe ARCH estimadostiveram um bom desempenho, destacando omodelo EGARCH (1,1), gaussiano, apresentando omelhor ajuste considerando os critérios de qualidade.Os resultados sugerem, também, a diversificação dacarteira de investimentos como um importante instrumentoda administração do risco e de suas operaçõescomerciais, uma vez que, os choques negativos epositivos têm impactos diferenciados sobre avolatilidade dos retornos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.