ANÁLISE DA VOLATILIDADE DO ÍNDICE BOVESPA: UM ESTUDO EMPÍRICO UTILIZANDO MODELOS DA CLASSE ARCH

Autores/as

  • Luiz Eduardo Gaio
  • Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha
  • Denis Renato de Oliveira
  • Leiziane Neves de Ázara

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v5i1.32080

Palabras clave:

Volatilidade, índice Bovespa, modelos ARCH, Mercado de Capitais, Econometria.

Resumen

A utilização de estudos sobre volatilidade comoinstrumento de orientação de investimentos e classificaçãode riscos tem sido uma estratégia muito utilizadano mercado de capitais. Este artigo faz uma análiseempírica da volatilidade dos retornos do índiceBovespa por meio de modelos da classe ARCH. Osresultados empíricos sugerem fortes sinais de persistênciae assimetria da volatilidade dos retornos da série.Além disso, todos os modelos da classe ARCH estimadostiveram um bom desempenho, destacando omodelo EGARCH (1,1), gaussiano, apresentando omelhor ajuste considerando os critérios de qualidade.Os resultados sugerem, também, a diversificação dacarteira de investimentos como um importante instrumentoda administração do risco e de suas operaçõescomerciais, uma vez que, os choques negativos epositivos têm impactos diferenciados sobre avolatilidade dos retornos.

Biografía del autor/a

  • Luiz Eduardo Gaio
    Graduando em Administração pela Universidade Federalde Lavras, Bolsista PET/SESU e Pesquisador peloGrupo de Estudos em Finanças Empresariais.
  • Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha
    Graduando em Administração pela Universidade Federal de Lavras e Bolsista CNPq
  • Denis Renato de Oliveira
    Mestrando em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP
  • Leiziane Neves de Ázara
    Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras

Publicado

29-06-2007

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ANÁLISE DA VOLATILIDADE DO ÍNDICE BOVESPA: UM ESTUDO EMPÍRICO UTILIZANDO MODELOS DA CLASSE ARCH. (2007). Contextus - Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 5(1), 7-16. https://doi.org/10.19094/contextus.v5i1.32080