OPÇÃO POR ENDIVIDAMENTO NA ESTRUTURA DE CAPITAL: EVIDÊNCIAS EM FIRMAS BRASILEIRAS

Autores

  • Ariane Firmeza Mota Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Carlos Dias Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Allan Pinheiro Holanda Faculdade Lourenço Filho

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v12i1.32174

Palavras-chave:

Estrutura de capital. Custos de assimetria informacional. Endividamento. Déficit financeiro. Dados em painel.

Resumo

Investigou-se se empresas listadas no mercado de capitais do Brasil, em amostra de 476 empresas noperíodo de 2000 a 2012, financiam através de endividamento seus déficits financeiros. Inova-se naestimação do déficit financeiro a partir dos modelos desenvolvidos por Shyam-Sunder e Myers (1999)e Frank e Goyal (2003). A relação déficit financeiro e variação do endividamento foi testada por meiode estimação utilizando dados em painel com hipótese que propugna a preponderância,estatisticamente significante, de financiamento do déficit financeiro por endividamento. Os resultadosapontaram a rejeição da hipótese, de vez que os coeficientes situaram-se em torno de 26%, indicandoque, em média, apenas esta parcela do déficit financeiro é financiada por dívida; já controladasmudanças temporais e setoriais. Infere-se que a seleção da estrutura de capital pelos gestores dasempresas da amostra não é feita preferencialmente como indicado pela teoria de minimização decustos de assimetria informacional.

Biografia do Autor

Ariane Firmeza Mota, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará; Mestranda em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC.

Antônio Carlos Dias Coelho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo; Professor Associado da Universidade Federal do Ceará.

Allan Pinheiro Holanda, Faculdade Lourenço Filho

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará; Professor da Faculdade Lourenço Filho e Faculdade Ateneu.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

Mota, A. F., Coelho, A. C. D., & Holanda, A. P. (2014). OPÇÃO POR ENDIVIDAMENTO NA ESTRUTURA DE CAPITAL: EVIDÊNCIAS EM FIRMAS BRASILEIRAS. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 12(1), 138–165. https://doi.org/10.19094/contextus.v12i1.32174

Edição

Seção

Artigos