Currículo mundial e ensino de contabilidade: estudo comparativo da matriz curricular de ciências contábeis em instituições de ensino superior brasileiras e francesas

Autores

  • Daniel Kouloukoui UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Antonio Carlos Ribeiro da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • José Ronaldo Bezerra Gabriel UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Jacilene Oliveira Gonzaga Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v15i1.876

Palavras-chave:

Educação superior em Contabilidade, Currículo Mundial, Matrizes curriculares, Instituições de ensino superior brasileiras e francesas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar e comparar as matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior (IES) da França e do Brasil em relação ao Currículo Mundial (CM), proposto pelo ISAR, grupo de trabalho da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Para alcançá-lo, realizou-se uma pesquisa exploratória baseada na análise documental de informações dos cursos de graduação em Ciências Contábeis de 10 universidades francesas e 10 brasileiras. Após a organização e classificação dos dados, realizou-se um estudo descritivo para verificar as similaridades entre os currículos dos cursos e o CM. Dentre outros achados, os resultados revelaram que 72% das IES francesas e 61% das brasileiras possuem matrizes curriculares correlatas ao CM. Concluiu-se que, de forma geral, as matrizes curriculares das universidades dos dois países estão próximas do CM.

Biografia do Autor

Daniel Kouloukoui, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Mestre em contabilidade pela Universidade Federal da Bahia

Antonio Carlos Ribeiro da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - Portugal. Atualmente é Presidente (Gestão 2013/2016) e Professor da Fundação Visconde de Cairu, Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia.

José Ronaldo Bezerra Gabriel, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Mestrando em ciências contábeis pela UFBA

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-10-02

Como Citar

Kouloukoui, D., Ribeiro da Silva, A. C., Bezerra Gabriel, J. R., & Gonzaga Andrade, J. O. (2017). Currículo mundial e ensino de contabilidade: estudo comparativo da matriz curricular de ciências contábeis em instituições de ensino superior brasileiras e francesas. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 15(1), 62–83. https://doi.org/10.19094/contextus.v15i1.876

Edição

Seção

Artigos