RELAÇÃO DA FILOSOFIA COM A VIDA: DESAFIO A TRILHAR NA FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n20id62613

Palavras-chave:

Filosofia, Vida, Formação Docente

Resumo

A formação de professores/as para atuar no ensino básico no componente curricular de Filosofia é um dos aspectos responsáveis pelas discussões que se desenvolvem entre pesquisadores/as, formadores/as e profissionais do ensino. Diante as questões que norteiam os debates sobre a atuação do/a docente no ensino com os jovens do Ensino Médio, questionamos sobre: Qual relação o/a professor/a precisa trilhar com a Filosofia? Como relacionar a Filosofia à Vida dos/as estudantes e professor/a? O que podemos considerar indispensável na formação do/a professor/a? O referido artigo tem como objetivo discutir a formação do/a professor/a de Filosofia a considerar sua relação com a mesma, compreendendo a necessidade de relacionar no Ensino Médio a Filosofia com a Vida. Relatamos a discussão teórica sobre a formação do/a professor/a de Filosofia na Educação Básica a pensar sobre como o/a professor/a pode relacionar a Filosofia com a vida nas aulas da Educação Básica. A referida discussão é inspirada na pesquisa A EXPERIÊNCIA DO PIBID-FILOSOFIA CAICÓ-RN: NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA realizada no PROFILO/UERN/2019. Por fim, consideramos relevante para trilhar um caminho a partir da reflexão sobre relação da Filosofia com a vida, dialogar com Ortega Y Gasset, visto que o mesmo compreende a importância de pensarmos filosoficamente sobre o nosso viver para assim lidar melhor com os desafios que nos surpreendem.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia no ensino médio: relato de uma experiência. In: GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Filosofia no ensino médio. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 112-128.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

ASPIS, Renata Pereira Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BRASIL. BNCC. Base Nacional Comum Curricular. 2018a. Disponível em: <file:///C:/Users/Cliente/Downloads/BNCC_14dez2018_site.pdf>. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.

______. Guia de implementação do novo ensino médio. 2018b. Disponível em: <file:///C:/Users/Cliente/Desktop/SUENY%20NOTEBOOK%202018/Guia%20Implementa%C3%A7%C3%A3o%20NEM.pdf>. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.

______. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf.>. Acesso em: 04 de janeiro de 2019.


______. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 6. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011.

______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Ciências Humanas e suas tecnologias. PCN+: Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.


______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SFE, 2000.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Ciências humanas e suas tecnologias, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SFE, 2006, v 3.

______. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 05 de janeiro de 2018.

BULHÕES, Fernanda. Filosofia e seu Ensino: reflexões e “produtos” dedicados aos professores de Filosofia no Ensino. 2012. UFRN. Disponível em: < http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20121780809ce9113962573ffbb7c0214/fernandaFilosofia_e_seu_Ensino.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2018.

CARVALHO, Marcelo; SANTOS, Marli dos. O ensino de filosofia no Brasil: três gerações. In: CORNELLI, Gabriele; CARVALHO, Marcelo; DANELON, Márcio. Filosofia: ensino médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 13-44. (Coleção Explorando o Ensino; v. 14), p. 13-44.

CERLETTI, Alejandro. A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica 2009. (Coleção Ensino de Filosofia).

HOUASISS, Antônio. Dicionário Conciso.. São Paulo: Moderna, 2011.

GABIONETA, Robson. a maiêutica socrática como ‘união’ de teorias no Teeteto. Revista Classica, v. 28, n. 2, p. 35-45, 2015. Disponível em: <https://revista.classica.org.br/classica/article/view/326/301>. Acesso em: 02 de março de 2018.

GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Médio)

GUIDO, Humberto; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. In:
CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele. Ensinar filosofia. (Orgs.). Cuiabá, MT: Central de Texto, 2013. Vol 02, p. 101-128. Disponível em: < https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401647/1/Filosofia%20e%20forma%C3%A7%C3%A3o_Vol_2.pdf>. Acesso em: 30 de junho de 2018.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Trad. José Cláudio, Júlia Ferreira. 2 ed. São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica & Educação. Série Clássicos das Histórias de Vida).

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: O paradoxo de aprender e ensinar. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. – (Coleção Ensino de Filosofia).

PARNET, Claire. Abecedário: entrevista feitas a Deleuze. Disponível em:< http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze> Acesso em: 13/03/2014.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Portugal: Universidade de Lisboa. 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 08 de março de 2014.

ORTEGA Y GASSET, José. O que é a filosofía? Tradução de Felipe Denardi; posfácio de María Zambrano. Campinas, SP: Vide Editorial, 2016.

PLATÃO. Teeteto. In. ______. Teeteto; Crátilo. Tradução direto do grego de Carlos Alberto Nunes. 3ª Edição Revisada. Belém-Pará: EdUFPA, 2001. Disponível em: <http://www.verlaine.pro.br/txt/platao-teeteto.pdf>. Acesso em: 02 de maio de 2017.

RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção formação de professores).

SOFISTE, Juarez Gomes. Sócrates e o ensino de Filosofia: Investigação Dialógica: Uma Pedagogia para a Docência de Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SÁNCHEZ, Juan Escámez. Ortega y Gasset. Tradução: José Gabriel Perissé. Recife:Editora Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

2021-02-17

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia