RELAÇÃO DA FILOSOFIA COM A VIDA: DESAFIO A TRILHAR NA FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2020n20id62613Palabras clave:
Filosofia, Vida, Formação DocenteResumen
A formação de professores/as para atuar no ensino básico no componente curricular de Filosofia é um dos aspectos responsáveis pelas discussões que se desenvolvem entre pesquisadores/as, formadores/as e profissionais do ensino. Diante as questões que norteiam os debates sobre a atuação do/a docente no ensino com os jovens do Ensino Médio, questionamos sobre: Qual relação o/a professor/a precisa trilhar com a Filosofia? Como relacionar a Filosofia à Vida dos/as estudantes e professor/a? O que podemos considerar indispensável na formação do/a professor/a? O referido artigo tem como objetivo discutir a formação do/a professor/a de Filosofia a considerar sua relação com a mesma, compreendendo a necessidade de relacionar no Ensino Médio a Filosofia com a Vida. Relatamos a discussão teórica sobre a formação do/a professor/a de Filosofia na Educação Básica a pensar sobre como o/a professor/a pode relacionar a Filosofia com a vida nas aulas da Educação Básica. A referida discussão é inspirada na pesquisa A EXPERIÊNCIA DO PIBID-FILOSOFIA CAICÓ-RN: NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA realizada no PROFILO/UERN/2019. Por fim, consideramos relevante para trilhar um caminho a partir da reflexão sobre relação da Filosofia com a vida, dialogar com Ortega Y Gasset, visto que o mesmo compreende a importância de pensarmos filosoficamente sobre o nosso viver para assim lidar melhor com os desafios que nos surpreendem.
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