SUJEITO E EDUCAÇÃO: DA POLÊMICA SOBRE PÓS-MODERNIDADE À ATITUDE FILOSÓFICA DA MODERNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n22id71240

Palavras-chave:

pós-modernidade, inumano, educação, atitude de modernidade, resistência

Resumo

A pretexto da polêmica sobre a pós-modernidade o objetivo deste trabalho é discutir alguns prolongamentos do diagnóstico foucaultiano diante dos desafios éticos e políticos emergentes na educação escolar, principalmente do que entendemos ser o âmbito de nossa participação como atores das lutas transversais. Na primeira parte do trabalho dedicamo-nos a retraçar as relações entre Foucault e a crítica da modernidade enfocando especialmente a ideia de atitude de modernidade, iluminista, heróica e contingencial, que o pensador francês reivindica para a filosofia, e, ao seu próprio estilo de pensamento. Com isso Foucault se afasta da pecha de pós-modernista e nos interpela para assumir uma atitude de interrogação do nosso presente. Na segunda parte exploramos os desdobramentos do pensamento foucaultiano clarificando o campo de lutas nos quais podem atuar os intelectuais atualmente como catalisadores das resistências. Tomamos a noção de bloco poder-capacidade-comunicação como um operador capaz de nos guiar nos processos de subjetivação, ante os desencontros com as diferentes tecnologias de governo de si e dos outros. Concluímos que, ao contrário da recepção de seu pensamento no campo filosófico educacional ocorreu em meio a denúncias de um anti-humanismo paralisante, a analítica de Foucault nos reconduz ao enfrentamento dos desafios de assumir a autoformação ética como questão de engajamento político.

Referências

BUTLER, Judith. Vida precária. Contemporânea, revista de sociologia da UFSCar, São Carlos, v., n1, 2011, p. 13-33.?
BUTLER, J. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
CHAMAYOU, G. SociedadeIngovernável. São Paulo: Editora UBU, 2020.
DELEUZE, G. FOUCAULT. São Paulo: Brasiliense, 1988.
DELEUZE, Gilles. ¿Que és un dispositivo? In: Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, p. 155-161. ¿
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Felix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol.4. São Paulo: Ed. 54, 1997.?
FOUCAULT, M. “O que é o Iluminismo”. In: ESCOBAR, C. H. (org.). Michel Foucault (1926- 1984) - o Dossier – últimas entrevistas. Rio de Janeiro, Livraria Taurus Editora, s/p, 1983.
FOUCAULT, M. Política da verdade: Paul Rabinow entrevista Michel Foucault. In: RABINOW, P. Antropologia da razão. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 17-25, 1999.
FOUCAULT, M. O que é a Critica? CADERNOS DA F.F.C – Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, v.9, n.1, p. 169-189, 2000.
FOUCAULT, M. “A vida: a experiência e a ciência”. In: FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 352-366, 2005a.?
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005b.?
FOUCAULT, M. “Estruturalismo e pós-estruturalismo”. In: FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 307-334, 2005c. ?
FOUCAULT, M. “O que são as luzes?”. In: FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 335-351, 2005d.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população: curso no Collège de France (1978). São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: curso no Collège de France (1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008. ?
FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, M. O corpo utópico. As heterotopias. São Paulo: N-1 Edições, 2013.
FOUCAULT, M. Subjetividade e verdade: curso no Collège de France (1980-1981). São Paulo: WFM Martins Fontes, 2016.?
HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Editora Ática, 2002.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno explicado às crianças: correspondência 1982-1985. 2.ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.
LYOTARD, Jean-François. O inumano: considerações sobre o tempo. 2.ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2000.
AUTOR, 2006.
AUTOR, 2010.
AUTOR, 2019.
RORTY, R. Habermas e Lyotard: quanto à pós-modernidade. In: ______. Ensaios sobre Heidegger e outros: escritos filosóficos. v. 2. Rio de Janeiro: Resume Dumará, 1999, p. 221-236.
SILVA, Tomas Tadeu da. O adeus à metanarrativas educacionais. In: SILVA, Tomas Tadeu da. O Sujeito da Educação: Estudos Foucaultianos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 247-258.
SILVA, Tomas Tadeu da. O projeto educacional moderno: identidade terminal? In: VEIGA-NETO, José Alfredo. (org.). Crítica Pós-Estruturalista e Educação. Porto Alegre: Sulina, 1995, p. 245-260.
VEIGA-NETO, José Alfredo. Michel Foucault e Educação: há algo de novo sob o sol? In: VEIGA-NETO, José Alfredo. Crítica Pós-Estruturalista e Educação. Porto Alegre: Sulina, 1995, p. 9-56.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Edição

Seção

Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação