SUJEITO E EDUCAÇÃO: DA POLÊMICA SOBRE PÓS-MODERNIDADE À ATITUDE FILOSÓFICA DA MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n22id71240Palavras-chave:
pós-modernidade, inumano, educação, atitude de modernidade, resistênciaResumo
A pretexto da polêmica sobre a pós-modernidade o objetivo deste trabalho é discutir alguns prolongamentos do diagnóstico foucaultiano diante dos desafios éticos e políticos emergentes na educação escolar, principalmente do que entendemos ser o âmbito de nossa participação como atores das lutas transversais. Na primeira parte do trabalho dedicamo-nos a retraçar as relações entre Foucault e a crítica da modernidade enfocando especialmente a ideia de atitude de modernidade, iluminista, heróica e contingencial, que o pensador francês reivindica para a filosofia, e, ao seu próprio estilo de pensamento. Com isso Foucault se afasta da pecha de pós-modernista e nos interpela para assumir uma atitude de interrogação do nosso presente. Na segunda parte exploramos os desdobramentos do pensamento foucaultiano clarificando o campo de lutas nos quais podem atuar os intelectuais atualmente como catalisadores das resistências. Tomamos a noção de bloco poder-capacidade-comunicação como um operador capaz de nos guiar nos processos de subjetivação, ante os desencontros com as diferentes tecnologias de governo de si e dos outros. Concluímos que, ao contrário da recepção de seu pensamento no campo filosófico educacional ocorreu em meio a denúncias de um anti-humanismo paralisante, a analítica de Foucault nos reconduz ao enfrentamento dos desafios de assumir a autoformação ética como questão de engajamento político.
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