A EDUCAÇÃO TÉCNICA A PARTIR DO DIAGNÓSTICO CRÍTICO DA MODERNIDADE DO FILÓSOFO ALEMÃO MARTIN HEIDEGGER
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n23id71860Palavras-chave:
EducaçãoX, Educação, Educação técnica, Técnica moderna, Heidegger, OntologiaResumo
Este artigo objetiva pensar a educação técnica a partir do diagnóstico crítico que o filósofo alemão Martin Heidegger realiza sobre a “era da técnica”. Desse modo, para aproximar o tema da educação da filosofia de Heidegger, mais precisamente no que tange à questão supracitada, utilizaremos, basicamente, os seguintes textos: educação profissional: crise e precarização (2019) e escritos fundamentais do pensador alemão que tratam a fundo da temática da técnica. São eles: A questão da técnica (2008), Que é Metafísica? (1983) e O fim da filosofia e a tarefa do pensamento (1983). Esses textos servirão de fio condutor para refletirmos sobre alguns desafios da educação tecnicista. O entrecruzamento dessas reflexões nos permitirá compreender, a partir de Heidegger, como a questão da técnica, assim como a tecnologia, vão muito além das suas configurações instrumentais, ultrapassando, em grande medida, o sentido neutro dos avanços tecnológicos, atribuindo ao conhecimento um caráter, sobretudo, pragmático. Desta feita, esse artigo procura contribuir para pensarmos a educação em sentido mais amplo, não apenas no que diz respeito às transformações técnico-científicas, mas, sobretudo, uma educação reflexiva, questionadora e transformadora efetiva da sociedade.
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