A EDUCAÇÃO TÉCNICA A PARTIR DO DIAGNÓSTICO CRÍTICO DA MODERNIDADE DO FILÓSOFO ALEMÃO MARTIN HEIDEGGER
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n23id71860Keywords:
EducaçãoX, Educação, Educação técnica, Técnica moderna, Heidegger, OntologiaAbstract
Este artigo objetiva pensar a educação técnica a partir do diagnóstico crítico que o filósofo alemão Martin Heidegger realiza sobre a “era da técnica”. Desse modo, para aproximar o tema da educação da filosofia de Heidegger, mais precisamente no que tange à questão supracitada, utilizaremos, basicamente, os seguintes textos: educação profissional: crise e precarização (2019) e escritos fundamentais do pensador alemão que tratam a fundo da temática da técnica. São eles: A questão da técnica (2008), Que é Metafísica? (1983) e O fim da filosofia e a tarefa do pensamento (1983). Esses textos servirão de fio condutor para refletirmos sobre alguns desafios da educação tecnicista. O entrecruzamento dessas reflexões nos permitirá compreender, a partir de Heidegger, como a questão da técnica, assim como a tecnologia, vão muito além das suas configurações instrumentais, ultrapassando, em grande medida, o sentido neutro dos avanços tecnológicos, atribuindo ao conhecimento um caráter, sobretudo, pragmático. Desta feita, esse artigo procura contribuir para pensarmos a educação em sentido mais amplo, não apenas no que diz respeito às transformações técnico-científicas, mas, sobretudo, uma educação reflexiva, questionadora e transformadora efetiva da sociedade.
References
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2008a.
___________________. Construir, habitar, pensar. In: ensaios e conferências. Trad. Márcia de Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2008b. São Paulo: Abril cultural, 1983a. (Coleção os Pensadores).
___________________. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. In: Ensaios e conferências. Ernildo Stein.São Paulo: Abril cultural, 2008a.
__________________. Que é Metafísica. Trad. Ernildo Stein. São Paulo: Abril cultural, 1983b (Coleção os pensadores)
___________________. Seminários de Zollikon. Editado por M. Boss. Trad. G Arnhold e M. F. Almeida Prado. Petrópolis: Vozes, 2001.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
SÁ, Franco Alexandre de. Heidegger e a essência da universidade. Covilhã: Lusosofia: press, 2008. (Coleção: artigos Lusosofia).
SANTOS, Deribaldo. Educação profissional: crise e precarização. São Paulo: Lutas anticapital, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).