PERFECTIBILIDADE, LIBERDADE E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU
DOI:
https://doi.org/10.30611/2019n15id43149Keywords:
Perfectibilidade, Liberdade, Educação, Estado de Natureza, Estado CivilAbstract
O objetivo deste ensaio é apresentar três conceitos-chave do pensamento rousseauniano: perfectibilidade, liberdade e educação. Trata-se de uma breve elucidação desses três conceitos, a fim de entender melhor a notável passagem do estado de natureza ao estado civil em Rousseau.
References
BOTO, Carlota. O Emílio como categoria operatória do pensamento rousseauniano. In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005, pp. 369-387.
DA SILVA, Genildo Ferreira. Moral e virtude em Rousseau. In: PERES, Daniel Tourinho (Org.). Justiça, virtude e democracia. Salvador: Quarteto, 2006, pp. 101-123.
DALBOSCO, Claudio Almir. Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau. São Paulo: Loyola, 2016;
DOZOL, Marlene de Souza. Da figura do mestre. São Paulo: Edusp; Campinas: Autores Associados, 2003.
FERRY, Luc. Aprender a viver. Filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005.
NETO, Manoel Dionizio, Liberdade e educação em Rousseau: da infância à adolescência. In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005, pp. 407-412.
PERES, Daniel Tourinho (Org.). Justiça, virtude e democracia. Salvador: Quarteto, 2006.
PISSARA, Maria Constança Peres. Rousseau. A política como exercício pedagógico. 2ª ed., São Paulo: Moderna, 2005.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Segundo Discurso).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Primeiro Discurso).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato social. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Contrato Social).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Emílio).
STAROBINSKI, J. A transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
STRAUSS, Leo. Droit naturel et histoire. Paris: Flammarion, 1986.
STRECK, Danilo. Rousseau & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
DA SILVA, Genildo Ferreira. Moral e virtude em Rousseau. In: PERES, Daniel Tourinho (Org.). Justiça, virtude e democracia. Salvador: Quarteto, 2006, pp. 101-123.
DALBOSCO, Claudio Almir. Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau. São Paulo: Loyola, 2016;
DOZOL, Marlene de Souza. Da figura do mestre. São Paulo: Edusp; Campinas: Autores Associados, 2003.
FERRY, Luc. Aprender a viver. Filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005.
NETO, Manoel Dionizio, Liberdade e educação em Rousseau: da infância à adolescência. In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005, pp. 407-412.
PERES, Daniel Tourinho (Org.). Justiça, virtude e democracia. Salvador: Quarteto, 2006.
PISSARA, Maria Constança Peres. Rousseau. A política como exercício pedagógico. 2ª ed., São Paulo: Moderna, 2005.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Segundo Discurso).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Primeiro Discurso).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato social. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Contrato Social).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Emílio).
STAROBINSKI, J. A transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
STRAUSS, Leo. Droit naturel et histoire. Paris: Flammarion, 1986.
STRECK, Danilo. Rousseau & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Downloads
Published
2019-12-24
Issue
Section
Dossiê Jean-Jacques Rousseau
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).