PERFECTIBILIDADE, LIBERDADE E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU
DOI:
https://doi.org/10.30611/2019n15id43149Palabras clave:
Perfectibilidade, Liberdade, Educação, Estado de Natureza, Estado CivilResumen
O objetivo deste ensaio é apresentar três conceitos-chave do pensamento rousseauniano: perfectibilidade, liberdade e educação. Trata-se de uma breve elucidação desses três conceitos, a fim de entender melhor a notável passagem do estado de natureza ao estado civil em Rousseau.
Citas
BOTO, Carlota. O Emílio como categoria operatória do pensamento rousseauniano. In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005, pp. 369-387.
DA SILVA, Genildo Ferreira. Moral e virtude em Rousseau. In: PERES, Daniel Tourinho (Org.). Justiça, virtude e democracia. Salvador: Quarteto, 2006, pp. 101-123.
DALBOSCO, Claudio Almir. Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau. São Paulo: Loyola, 2016;
DOZOL, Marlene de Souza. Da figura do mestre. São Paulo: Edusp; Campinas: Autores Associados, 2003.
FERRY, Luc. Aprender a viver. Filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005.
NETO, Manoel Dionizio, Liberdade e educação em Rousseau: da infância à adolescência. In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005, pp. 407-412.
PERES, Daniel Tourinho (Org.). Justiça, virtude e democracia. Salvador: Quarteto, 2006.
PISSARA, Maria Constança Peres. Rousseau. A política como exercício pedagógico. 2ª ed., São Paulo: Moderna, 2005.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Segundo Discurso).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Primeiro Discurso).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato social. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Contrato Social).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Emílio).
STAROBINSKI, J. A transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
STRAUSS, Leo. Droit naturel et histoire. Paris: Flammarion, 1986.
STRECK, Danilo. Rousseau & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
DA SILVA, Genildo Ferreira. Moral e virtude em Rousseau. In: PERES, Daniel Tourinho (Org.). Justiça, virtude e democracia. Salvador: Quarteto, 2006, pp. 101-123.
DALBOSCO, Claudio Almir. Condição humana e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau. São Paulo: Loyola, 2016;
DOZOL, Marlene de Souza. Da figura do mestre. São Paulo: Edusp; Campinas: Autores Associados, 2003.
FERRY, Luc. Aprender a viver. Filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005.
NETO, Manoel Dionizio, Liberdade e educação em Rousseau: da infância à adolescência. In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005, pp. 407-412.
PERES, Daniel Tourinho (Org.). Justiça, virtude e democracia. Salvador: Quarteto, 2006.
PISSARA, Maria Constança Peres. Rousseau. A política como exercício pedagógico. 2ª ed., São Paulo: Moderna, 2005.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Segundo Discurso).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Primeiro Discurso).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato social. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Contrato Social).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Emílio).
STAROBINSKI, J. A transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
STRAUSS, Leo. Droit naturel et histoire. Paris: Flammarion, 1986.
STRECK, Danilo. Rousseau & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Descargas
Publicado
2019-12-24
Número
Sección
Dossiê Jean-Jacques Rousseau
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).