FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO: AS BASES HUSSERLIANAS E SUAS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS

Authors

  • Victor Leandro da Silva
  • Thaise Silva Ferro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n19id61448

Keywords:

Fenomenologia, Método, Essência, Intersubjetividade, Pesquisa educativa

Abstract

A fenomenologia tem se destacado como um dos mais profícuos métodos aplicados na pesquisa em educação. No entanto, esse avanço também implicou uma redução de seu alcance teórico, circunscrito a um conjunto de orientações que muitas vezes não se coadunam a suas linhas fundamentais. Partindo dessa problemática, o presente texto visa retomar os princípios epistemológicos da fenomenologia de Edmund Husserl, em especial no que tange à relação sujeito-mundo, para, com base em suas proposições, articulá-las à discussão na pesquisa educativa envidada pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty. Como resultado, o que se pretendeu foi elucidar em que arcabouço as ciências da educação precisam estar orientadas para servirem-se do pensar fenomenológico, no que é imprescindível fazer um uso adequado de sua estrutura conceitual.

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Published

2020-12-19

Issue

Section

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II)