PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n22id71238Keywords:
pós modernidade, pós-estruturalismo, diferença, currículo escolar e cotidianoAbstract
A finalidade deste artigo é analisar criticamente o impacto da pós-modernidade no cotidiano escolar, atentando para o principal conceito que se produziu decorrente da busca por alternativas à racionalidade moderna: a diferença. A partir de uma pesquisa bibliográfica em obras de autores como Peters (2000), Heller e Ferrer (2002), Rouanet (1987 e 1993) dentre outros, tomou-se como ponto de partida uma diferenciação entre pós-modernidade e pós-estrutralismo, uma vez que vários autores os utilizam como sinônimos, mas não são, embora tenham em comum a crítica e busca pela ruptura com a modernidade e seus elementos epistêmicos fundantes, principalmente a essencialidade racional e o universalismo. Em seguida analisamos a diferença como principal conceito forjados pelo Pós-estruturalismo e que se tornou a base epistemológica e ética da elaboração desta ruptura no campo social, de forma geral, e de forma específica na educação via currículo escolar. No último segmento do texto, analisamos o que chamamos de “cenas do cotidiano”, no sentido de estabelecer uma relação crítica entre o conceito de diferença e seu impacto no currículo escolar em movimento. Tomando o currículo enquanto um processo de sistematização da formação escolar que possui uma dimensão teórica e outra empírica e imanente. Consideramos que apesar de anos de discussão sobre o conceito de diferença e sua relação com o currículo escolar, o campo da educação ainda tem uma compreensão bastante superficial deste conceito.
References
CARVALHO, Alonso Bezerra de. A relação professor e aluno: paixão, ética e amizade na sala de aula. Curitiba: Appris, 2016.
COMÊNIO, João Amós. Didática magna. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade/ tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro-11. Ed.- Rio de janeiro: DP&A, 2011
HELLER, Agnes e FEHÉR, Ferenc. A condição política pós-moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. 4a edição. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1993. 124p.
LOPES, Alice Casemiro e MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. 4a edição. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1993. 124p.
MARQUES, L. P. Cotidiano escolar e diferenças. Educ. Foco. Juíz de Fora, v.17, n.1, p. 101-117, mar./jun. 2012. Acesso em 02/06/2021, disponível em: https://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/10/Cotidiano-escolar-e-diferen%C3%A7as.pdf.
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 96p. (coleção de estudos culturais). Foucault (2005, p. 311).
PIASSA, Z. A. C, O conceito de diferença no currículo escolar: Uma reflexão filosófica sobre os fundamentos pedagógicos da BNCC. Tese de doutorado. Marília. UNESP, Departamento de Educação, 2020.
PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da diferença. São Paulo, Editora 34, 1999.
___________, A. F. (1990). Ciladas da diferença. Tempo Social, 2(2), 7-33. Acesso em 02/06/2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84798>
ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar na modernidade. São Paulo: companhia das Letras, 1993.
SKLIAR, Carlos B. e SOUZA, Regina M. de. Considerações sobre as diferenças – caminhos para se (re)pensar a educação in Núcleo Temático Escola, Diversidade e Educação: workshop. Disponível em http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta2.1.htm acesso em 06 maio 2021.
SILVA, Tomaz T. Teorias do currículo. Cidade do Porto-PT: Porto Editora, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).