MARX E A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA CRÍTICA DO PROGRAMA DE GOTHA (1875)
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n23id71855Keywords:
Marx, Educação, Escola Pública, CapitalismoAbstract
O presente artigo analisa a temática da educação na obra, a saber, Crítica do Programa de Gotha, escrita por Karl Marx, em 1875, e publicada pela primeira vez, em 1891, por Friedrich Engels, em Die Neue Zeit, nº 18, v. 1, 1890-1891. Aqui, neste trabalho, utiliza-se a edição brasileira, traduzida por Rubens Enderle, e publicada pela Boitempo Editorial em 2012. A pesquisa, de natureza qualitativa, de procedimento bibliográfico, pretende apresentar um estudo teórico sobre a proposta de educação defendida por Marx no comentário dirigido ao projeto de programa de unificação dos partidos socialistas operários alemães (Associação Geral dos Trabalhadores Alemães e Partido Social-Democrata dos Trabalhadores). A partir do conjunto de notas, verificou-se que Marx não advoga por uma educação que colabora com a lógica do Capital. Marx defende, neste documento, escolas técnicas (teóricas e práticas) combinadas com a escola pública e, na ocasião, condena a defesa de uma educação popular sob a incumbência do Estado, afirmando, ainda, que o governo e a Igreja devem ser excluídos de qualquer influência sobre a escola.
References
ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: KARL, Marx; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, 2v, 1980.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. [tradução Newton Ramos-de-Oliveira]. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo, Editora Moraes, 1992.
______. Manifesto comunista. Organização e introdução de Osvaldo Coggiola. São Paulo. Editorial Boitempo. 2005.
MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Seleção, tradução e notas de Rubens Enderle – São Paulo: Boitempo, 2012.
______. O capital: Crítica da Economia Política: Livro I. O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle – São Paulo: Boitempo editorial, 2011.
MÉSZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. [tradução Isa Tavares]. – 2. Ed.- São Paulo: Boitempo, 2008.
NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. 2ª ed. – São Paulo: Cortez, 1993.
SUCHODOLSKI, Bogdan. Teoria marxista da educação. Tradução de Maria Carlota Melo. Editorial Estampa, Lisboa, 1976.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).