EDUCAÇÃO POPULAR E EMPODERAMENTO: A PALAVRA COMO EXERCÍCIO DO SABER COLETIVO
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n24id78035Keywords:
Espaço coletivo, Educação de qualidade, Processo de humanizaçãoAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar a palavra como exercício do saber coletivo no empoderamento da educação popular. Para a educação popular a palavra é o exercício do saber coletivo. O poder é exercido a partir da autoridade que se apresenta como espaço da participação da coletividade. A participação corresponde aos acontecimentos que contribuem para o crescimento de um grupo identitário. O acesso à educação pública de qualidade pressupõe a participação popular no espaço escolar via de regra corresponde a efetivação do espaço coletivo para identificação dos elementos culturais em direção ao processo de humanização.
References
ARAÚJO, Raquel Dias; AYRES, Natália; Eduardo Ferreira Chagas. Estado, Educação e Planejamento Educacional: entrelaçamentos teórico-práticos. Revista Dialectus - Revista de Filosofía da UFC- Fortaleza, Fortaleza, Ano 9, n. 16, p. 100 - 112, janeiro-abril, 2020.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Mendes Catani (Organizadores). 16. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2015, p. 7-16/45-88.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular (O que é educação popular). 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 4.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
GENTILI, Pablo. O Consenso de Washington e a crise da educação na América Latina. In: A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petropólis - RJ: Vozes, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. As reformas educacionais e os planos de educação. In: Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. revisada e ampliada. São Paulo: Cortez, 2012
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC - Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho de 2008
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).