EDUCAÇÃO POPULAR E EMPODERAMENTO: A PALAVRA COMO EXERCÍCIO DO SABER COLETIVO
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n24id78035Palabras clave:
Espaço coletivo, Educação de qualidade, Processo de humanizaçãoResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a palavra como exercício do saber coletivo no empoderamento da educação popular. Para a educação popular a palavra é o exercício do saber coletivo. O poder é exercido a partir da autoridade que se apresenta como espaço da participação da coletividade. A participação corresponde aos acontecimentos que contribuem para o crescimento de um grupo identitário. O acesso à educação pública de qualidade pressupõe a participação popular no espaço escolar via de regra corresponde a efetivação do espaço coletivo para identificação dos elementos culturais em direção ao processo de humanização.
Citas
ARAÚJO, Raquel Dias; AYRES, Natália; Eduardo Ferreira Chagas. Estado, Educação e Planejamento Educacional: entrelaçamentos teórico-práticos. Revista Dialectus - Revista de Filosofía da UFC- Fortaleza, Fortaleza, Ano 9, n. 16, p. 100 - 112, janeiro-abril, 2020.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Mendes Catani (Organizadores). 16. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2015, p. 7-16/45-88.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular (O que é educação popular). 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 4.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
GENTILI, Pablo. O Consenso de Washington e a crise da educação na América Latina. In: A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petropólis - RJ: Vozes, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. As reformas educacionais e os planos de educação. In: Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. revisada e ampliada. São Paulo: Cortez, 2012
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC - Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho de 2008
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).