IMPLICAÇÕES DAS CRISES DO CAPITAL NAS REFORMAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2022n25id80847Keywords:
Crise do capital, Reforma educacional, Mercado de trabalhoAbstract
O artigo trata das reformas educacionais apresentadas pelos organismos internacionais às nações periféricas, na perspectiva de um diálogo histórico-filosófico sobre as crises da educação nesse período de globalização. Privilegia o estudo teórico-bibliográfico de caráter analítico-exploratório, orientando-se pelo horizonte metodológico do materialismo histórico-dialético. Tem por objetivo compreender as implicações das crises do capital nas reformas educacionais dos países periféricos. No campo da educação, conclui-se que essas reformas estão em sintonia com as medidas neoliberais que visam fomentar uma mão-de-obra flexível e precarizada para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que buscam manter o controle socioeconômico e ideológico da classe trabalhadora.
References
ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.
ANTUNES, Ricardo. As novas formas de acumulação de capital e as formas contemporâneas do estranhamento (alienação). In: CADERNO CRH, Salvador, n. 37, p. 23-45, jul./dez. 2002 - Dossiê: trabalho, flexibilidade e precarização - Graça Druck (org.). 2002. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18601 (Acesso em: 15/mai/2021).
BANCO MUNDIAL. O Banco Mundial no Brasil: uma parceria de resultados. Brasília, Distrito Federal: 2010. Disponível em http://siteresources.worldbank.org/BRAZILINPOREXTN/Resources/3817166-1268664407478/ParceriadeResultados_folder2010.pdf (Acesso em 03/mar/2021).
________. Prioridades y estrategias para la educación: examen del Banco Mundial. ISBN 0-8213-3411-5. Washington, DC, 1996. Disponível em http://documents.worldbank.org/curated/pt/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdf (Acesso em 03/abr/2021).
BERTRAND, Olivier. Avaliação e certificação de competências e qualificações profissionais. Brasília: UNESCO/ IIPE, 2005. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000292.pdf (Acesso em 25/abr/2021).
BEVILÁQUA, Aluísio Pampolha. A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI. Rio de Janeiro: Inverta; Fortaleza: Edições UFC, 2011.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção primeiros passos; 20) 49ª reimpressão da 1ª edição de 1981.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. ISBN: 85-249-0673-1. São Paulo: Cortez Editora; Brasília, DF: MEC/UNESCO, 1998.
DOWBOR, Ladislau. Como as corporações cercam a democracia. Adital, 24/06/2016. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/185-noticias/noticias-2016/556839-como-as-corporacoes-cercam-a-democracia-artigo-de-ladislau-dowbor. Acesso em: 16/07/2019.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília, DF: Liber Livro, 2006.
FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. (Coleção estudos culturais em educação).
FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Capa Natanael de Oliveira. Círculo do Livro. Ed. Paz e Terra. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4435210/mod_resource/content/3/FURTADO%20Celso%20-%20O%20Mito%20do%20Desenvolvimento%20Econ%C3%B4mico%20-%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20C%C3%ADrculo%20do%20Livro.pdf (Acesso em 27/abr/2021).
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
KANT, Immanuel [1724-1804]. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella, 2ª ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.
MAIA FILHO, Osterne Nonato; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; RABELO, Josefa Jackline. O problema do mundo do trabalho no atual contexto da crise estrutural do capital. In: Cadernos de Pesquisa. São Luís, v. 23, n. 1, jan./abr. 2016. Disponível em http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4627/2503 (Acesso em 13/abr/2017).
MAIA FILHO, Osterne Nonato; JIMENEZ, Susana. A chave do saber: um exame crítico do novo paradigma educacional concebido pela ONU. In: SANTOS, Deribaldo; JIMENEZ, Susana; VIANA, Cleide M. Q. Q.; RABELO, Jackline (Org). Educação pública, formação profissional e crise do capitalismo contemporâneo. Fortaleza: EdUECE, 2013.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.
______. Textos sobre Educação e Ensino. Edição Eletrônica (e-book). Campinas, SP: Navegando, 2011.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
________. Para além do capital. São Paulo-SP: Boitempo Editorial e Editora da Unicamp, 2002.
PAIVA, Vanilda. Qualificação, crise do trabalho assalariado e exclusão social. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 4ª ed. São Paulo: Cortez; [Buenos Aires, Argentina]: CLACSO, 2008.
PREBISCH, Raul. La periferia latinoamericana en el sistema global del capitalismo. Prebisch, Raúl. Date Issued: 1981-04; Serie: Revista CEPAL, Nº 13, p. 163-171; Nações Unidas (UN). Disponível em https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/11912/013163171_es.pdf?sequence=1&isAllowed=y (Acesso em 28/abr/2021).
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil: (1930/1973). 40ª ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4ª ed. Campinas, SP: Autores associados, 2013.
SHAKESPEARE, William. The tragedy of Hamlet, prince of Denmark. Edited by Bárbara A. Mowat; Paul Werstine; Michael Poston, and Rebecca Niles. Folger Shakespeare Library, May 19, 2021. Disponível em https://shakespeare.folger.edu/downloads/pdf/hamlet_PDF_FolgerShakespeare.pdf (Acesso em 19/mai/2021).
TAFFAREL, C. N. Z.; BELTRÃO, J. A. Destruição de forças produtivas e o rebaixamento da formação da classe trabalhadora: o caso da reforma e da BNCC do ensino médio. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 11, n.1, p. 103-115, abr/2019. ISSN 2175-5604. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32000/19371 (Acesso em 25/abr/2021).
UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para todos: o compromisso de Dakar. ISBN: 85-87-853-25-2. Brasília: Ação Educativa, 2001. 70pp. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127509 (Acesso em 26/out/2021).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).