IMPLICAÇÕES DAS CRISES DO CAPITAL NAS REFORMAS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Francisco Joatan Freitas Santos Junior
  • Ricardo George de Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.30611/2022n25id80847

Palabras clave:

Crise do capital, Reforma educacional, Mercado de trabalho

Resumen

O artigo trata das reformas educacionais apresentadas pelos organismos internacionais às nações periféricas, na perspectiva de um diálogo histórico-filosófico sobre as crises da educação nesse período de globalização. Privilegia o estudo teórico-bibliográfico de caráter analítico-exploratório, orientando-se pelo horizonte metodológico do materialismo histórico-dialético. Tem por objetivo compreender as implicações das crises do capital nas reformas educacionais dos países periféricos. No campo da educação, conclui-se que essas reformas estão em sintonia com as medidas neoliberais que visam fomentar uma mão-de-obra flexível e precarizada para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que buscam manter o controle socioeconômico e ideológico da classe trabalhadora.

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Publicado

2022-06-13

Número

Sección

Dossiê Hegel-Marx