O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91338Keywords:
Educação, Lukács, Pedagogia histórico-críticaAbstract
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried Keller. Expõe-se que Lukács não compreende a educação em sentido estrito como limitada à sociedade capitalista, mas como universal, por se caracterizar como uma práxis intencional que pode ocorrer em diversos âmbitos da sociedade. Tal resultado aponta para uma interpretação da educação em Lukács menos limitada à crítica de função reprodutora e, portanto, abrindo maiores possibilidades de conexão entre a teoria lukacsiana e a luta revolucionária.
References
LAZARINI, A. Q. A relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos. 528p. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
LENIN, V. I. Sobre a questão da dialética. In: LENIN, V. I. Cadernos filosóficos: Hegel. Tradução Paula Almeida. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 329-337.
LESSA, S. Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez, 2007.
LUKÁCS, G. Estetica 1: La peculiaridad de lo estetico. Traducción de Manuel Sacristán. Vol. 1. Barcelona: Ediciones Grijaldo, 1982.
LUKÁCS, G. Gottfried Keller. In: LUKÁCS, G. Realistas alemanes del siglo XIX. Traducción de Jacobo Munoz. México D.F: Ediciones Grijalbo, 1970. p. 159-254.
LUKÁCS, G. Posfácio. In: GOETHE, J. W. von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009. p. 581-605.
LUKÁCS, G. Introdução a uma Estética Marxista: sôbre a Particularidade como Categoria da Estética. 2. ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
LUKÁCS, G. Lenin y las cuestiones del período de transición. In: LUKÁCS, G. Sobre Lenin y Marx. Traducción de Laura Cecilia Nicolás. Buenos Aires: Gorla, 2012. p. 219-234.
LUKÁCS, G. Makarenko: Il poema pedagogico. In: LUKÁCS, G. La Letteratura sovietica. Traduzione di I. P. Roma: Editori Riuniti, 1956. p. 169-233.
LUKÁCS, G. A reprodução. In: LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social 2. Tradução de Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013. p. 159-354.
LUKÁCS, G. Essenciais são os livros não escritos: últimas entrevistas (1966-1971). Tradução de Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2020.
MARX, K. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Morano. São Paulo: Boitempo, 2007.
PONCE, A. Educação e luta de classes. Tradução José Severo de Camargo Pereira. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ROSENTAL, M. M., SACKS, G. M. Lo singular, lo particular y lo universal. In:
ROSENTAL, M. M., SACKS, G. M. Categorias del materialismo dialectico. Traducción Adolfo Sanchez Vázquez e Wenceslao Roces. México, D. F: Editorial Grijalbo, 1960. p. 257-297.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In:
FERRETTI, C. J.; ZIBAS, D. M. L.; MADEIRA, F. R.; FRANCO, M. L. P. B. (Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Rio de Janeiro: Vozes, 1996. p. 151- 167.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
TONET, I. Educação, cidadania e emancipação humana. 2. ed. Maceió: EDUFAL, 2013.
TROTSKY, L. A revolução traída: o que é e para onde vai a URSS. São Paulo: Editora Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).