O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91338Palabras clave:
Educação, Lukács, Pedagogia histórico-críticaResumen
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried Keller. Expõe-se que Lukács não compreende a educação em sentido estrito como limitada à sociedade capitalista, mas como universal, por se caracterizar como uma práxis intencional que pode ocorrer em diversos âmbitos da sociedade. Tal resultado aponta para uma interpretação da educação em Lukács menos limitada à crítica de função reprodutora e, portanto, abrindo maiores possibilidades de conexão entre a teoria lukacsiana e a luta revolucionária.
Citas
LAZARINI, A. Q. A relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos. 528p. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
LENIN, V. I. Sobre a questão da dialética. In: LENIN, V. I. Cadernos filosóficos: Hegel. Tradução Paula Almeida. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 329-337.
LESSA, S. Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez, 2007.
LUKÁCS, G. Estetica 1: La peculiaridad de lo estetico. Traducción de Manuel Sacristán. Vol. 1. Barcelona: Ediciones Grijaldo, 1982.
LUKÁCS, G. Gottfried Keller. In: LUKÁCS, G. Realistas alemanes del siglo XIX. Traducción de Jacobo Munoz. México D.F: Ediciones Grijalbo, 1970. p. 159-254.
LUKÁCS, G. Posfácio. In: GOETHE, J. W. von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009. p. 581-605.
LUKÁCS, G. Introdução a uma Estética Marxista: sôbre a Particularidade como Categoria da Estética. 2. ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
LUKÁCS, G. Lenin y las cuestiones del período de transición. In: LUKÁCS, G. Sobre Lenin y Marx. Traducción de Laura Cecilia Nicolás. Buenos Aires: Gorla, 2012. p. 219-234.
LUKÁCS, G. Makarenko: Il poema pedagogico. In: LUKÁCS, G. La Letteratura sovietica. Traduzione di I. P. Roma: Editori Riuniti, 1956. p. 169-233.
LUKÁCS, G. A reprodução. In: LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social 2. Tradução de Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013. p. 159-354.
LUKÁCS, G. Essenciais são os livros não escritos: últimas entrevistas (1966-1971). Tradução de Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2020.
MARX, K. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. Tradução Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Morano. São Paulo: Boitempo, 2007.
PONCE, A. Educação e luta de classes. Tradução José Severo de Camargo Pereira. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ROSENTAL, M. M., SACKS, G. M. Lo singular, lo particular y lo universal. In:
ROSENTAL, M. M., SACKS, G. M. Categorias del materialismo dialectico. Traducción Adolfo Sanchez Vázquez e Wenceslao Roces. México, D. F: Editorial Grijalbo, 1960. p. 257-297.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In:
FERRETTI, C. J.; ZIBAS, D. M. L.; MADEIRA, F. R.; FRANCO, M. L. P. B. (Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Rio de Janeiro: Vozes, 1996. p. 151- 167.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
TONET, I. Educação, cidadania e emancipação humana. 2. ed. Maceió: EDUFAL, 2013.
TROTSKY, L. A revolução traída: o que é e para onde vai a URSS. São Paulo: Editora Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).