UMA INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA DO TEMPO E DA MEMÓRIA NO TOMO l DE EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO
DOI:
https://doi.org/10.30611/33n33id94046Keywords:
Hermenêutica Filosófica, Tempo, Memória Involuntária, Narrativa, FicçãoAbstract
O presente artigo trata sobre uma interpretação hermenêutica em Paul Ricoeur com aplicação no tomo l: O caminho de Swann; da obra Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Buscamos compreender como Ricoeur assegura que os princípios interpretativos em hermenêutica possuem dupla tarefa: o seu sentido e a sua referência, respectivamente, a reconstrução da dinâmica interna do texto e o poder de projetar-se para fora de si, representando um projeto de mundo habitável. Para tanto, o nosso objetivo foi verificar como na citada obra literária as personagens coexistem nas experiências irreais da narrativa mediante as concepções de Ricoeur sobre o tempo e a memória. O método utilizado foi hermenêutico conforme a concepção de Ricoeur em que está vinculado à uma hermenêutica filosófica que não se define de maneira unívoca, mas, de forma tripla: é método, interpretação e reflexão. E obtivemos como resultados principais que o tempo da narrativa de ficção está livre dos vínculos com o tempo cronológico e a recorrência mnemônica refere-se à memória involuntária. Dessa forma, concluimos que a independência da narrativa de ficção do tempo cronológico permite explorar recursos do tempo fenomenológico e que a memória involuntária irrompe na personagem a depender dos sentidos que um gesto banal e cotidiano como a degustação de um chá de Tília com bolinhos de Madeleine desperta-lhe para a busca do seu passado.
References
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora, 34, 2004.
MENDILOW, A dam A braham. O tempo e o romance. (Trad. de Flávio W olf. Supervisão, prefácio e nota final de Dionísio de Oliveira Toledo). Porto Alegre, Globo, 1972.
PLATÃO. Teeteto. Tradução do texto grego 0EAITHTOE .A edição utilizada foi a de E.A. Duke et alii Platonis Opera T.I. Oxford, Oxford Classical Texts.2001.
PROUST, Marcel. À la Recherche du temps perdu. Du Côté de chez Swann. Gallimard: Édition d’Antonie Compagnon. 2004.
RICOEUR, Paul. La mémoire, l’ histoire, l’ oubli. Paris: Editions du Seuil, 20007.
RICOEUR, Paul. Temps et récit. Tome 2- La configuration dans le récit de fiction. Editions du Seuil, Paris, 1984.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo 2- A configuração do tempo na narrativa de ficção. Editora Martins Fontes, 2012.
VERNART, J. -P., Mythe et Pensée chez les Grecs, t.I, Paris, Maspero, 1965. [trad.bras. Mito e pensamento entre os gregos, São Paulo, Paz e Terra, 1998].
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rita de Cássia Oliveira, Adriano Carvalho Viana
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).