UMA INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA DO TEMPO E DA MEMÓRIA NO TOMO l DE EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO
DOI:
https://doi.org/10.30611/33n33id94046Palabras clave:
Hermenêutica Filosófica, Tempo, Memória Involuntária, Narrativa, FicçãoResumen
O presente artigo trata sobre uma interpretação hermenêutica em Paul Ricoeur com aplicação no tomo l: O caminho de Swann; da obra Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Buscamos compreender como Ricoeur assegura que os princípios interpretativos em hermenêutica possuem dupla tarefa: o seu sentido e a sua referência, respectivamente, a reconstrução da dinâmica interna do texto e o poder de projetar-se para fora de si, representando um projeto de mundo habitável. Para tanto, o nosso objetivo foi verificar como na citada obra literária as personagens coexistem nas experiências irreais da narrativa mediante as concepções de Ricoeur sobre o tempo e a memória. O método utilizado foi hermenêutico conforme a concepção de Ricoeur em que está vinculado à uma hermenêutica filosófica que não se define de maneira unívoca, mas, de forma tripla: é método, interpretação e reflexão. E obtivemos como resultados principais que o tempo da narrativa de ficção está livre dos vínculos com o tempo cronológico e a recorrência mnemônica refere-se à memória involuntária. Dessa forma, concluimos que a independência da narrativa de ficção do tempo cronológico permite explorar recursos do tempo fenomenológico e que a memória involuntária irrompe na personagem a depender dos sentidos que um gesto banal e cotidiano como a degustação de um chá de Tília com bolinhos de Madeleine desperta-lhe para a busca do seu passado.
Citas
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora, 34, 2004.
MENDILOW, A dam A braham. O tempo e o romance. (Trad. de Flávio W olf. Supervisão, prefácio e nota final de Dionísio de Oliveira Toledo). Porto Alegre, Globo, 1972.
PLATÃO. Teeteto. Tradução do texto grego 0EAITHTOE .A edição utilizada foi a de E.A. Duke et alii Platonis Opera T.I. Oxford, Oxford Classical Texts.2001.
PROUST, Marcel. À la Recherche du temps perdu. Du Côté de chez Swann. Gallimard: Édition d’Antonie Compagnon. 2004.
RICOEUR, Paul. La mémoire, l’ histoire, l’ oubli. Paris: Editions du Seuil, 20007.
RICOEUR, Paul. Temps et récit. Tome 2- La configuration dans le récit de fiction. Editions du Seuil, Paris, 1984.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo 2- A configuração do tempo na narrativa de ficção. Editora Martins Fontes, 2012.
VERNART, J. -P., Mythe et Pensée chez les Grecs, t.I, Paris, Maspero, 1965. [trad.bras. Mito e pensamento entre os gregos, São Paulo, Paz e Terra, 1998].
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rita de Cássia Oliveira, Adriano Carvalho Viana
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).