Método da Economia Política – Algumas Indicações para uma Reflexão sobre Pesquisa em Educação
DOI:
https://doi.org/10.30611/2014n5id5142Resumen
Apresentamos uma discussão sobre o processo de conhecimento científico, considerando notas metodológicas de parte da produção teórica de Karl Marx (1974), notas que podem indicar contribuições para o desenvolvimento de pesquisas científicas em educação. A discussão que se apresenta se refere à pesquisa teórica que, partindo de notas metodológicas marxianas, buscou nos trabalhos de Miriam Limoeiro Cardoso (1977, 1990) posições a respeito do “método científico correto” como sugerido por Marx, a partir das suas críticas ao método da economia política clássica, uma vez que Marx (1974) dá início ao processo de conhecimento da produção material capitalista a partir da crítica ao método dos economistas clássicos em seus processos de conhecimento da produção econômica. O método científico de economistas liberais inicia pelo real, entendido como empírico, e realiza conclusões através da produção de abstrações de caráter simples e geral, abstrações suficientes como explicação da produção material. Retificando esse método, Marx afirma que o “método científico correto” começa pelo abstrato e alcança um conhecimento concreto ao tratar a realidade como “síntese de múltiplas determinações”. Cardoso (1977, 1990), a partir da crítica de Marx (1974) ao método de conhecimento dos economistas clássicos, explicita que o “método científico correto” é aquele que começa no conhecimento abstrato, teórico, buscando o conhecimento concreto sobre a realidade através do conhecimento de suas determinações. É o destaque dado às determinações que constrói o conhecimento sobre a realidade como um “concreto de pensamento”. Embora toda a crítica que Marx (1974) fez ao método científico da economia clássica não diga respeito ao conhecimento em geral, o argumento de negação da realidade identificada pelos sentidos e de sua afirmação como a “síntese de múltiplas determinações” – determinações que afetam os sujeitos em sociedade e que são reconhecidas no pensamento – é fundamental na defesa de opções teórico-metodológicas que entendem que o trabalho de pesquisa é um trabalho de construção teórica do objeto de conhecimento, trabalho em que a atividade teórica faz da realidade um objeto científico, destacando as determinações que o fazem “concreto de pensamento”.Descargas
Publicado
2016-10-06
Número
Sección
Artigos Fluxo Contínuo
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).