Educação e indivíduo pragmático na crise capitalista contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.30611/2012n1id5155Resumen
O artigo aborda a construção do indivíduo pragmático na crise capitalista contemporânea. Delineia os aspectos centrais da referida crise, marcada pela incapacidade do sistema de atender às necessidades humanas, em seu conjunto. Nessa perspectiva, compreende a escola como locus de fomento de individualidades propícias à aceitação das imposições economicistas do capital em crise, sobre a maioria da humanidade. Nesse contexto, o pragmatismo educacional, seja em sua forma clássica, com Dewey e Teixeira, seja em sua forma renovada, com Rorty, contribui para a formação de indivíduos alienados e passivos. Fundamentado em Marx, Heller, Vázquez, dentre outros autores de veio marxista, o artigo discute acerca das possibilidades de enfrentamento da aludida crise capitalista, como ainda relativamente aos princípios de uma educação rica em conteúdos emancipadora em sua práxis.
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