Os Annales e sua contribuição para a Teoria e Metodologia da História em Educação do Campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/2012n1id5165

Resumen

Este artigo é resultado da experiência do ensino de História para o curso superior de Educação no campo, ocorrido em 2011, na universidade federal rural do rio de janeiro. O artigo foi dividido em duas partes: a primeira é uma breve e geral da reflexão da ciência histórica, de suas linhas constitutivas, em especial a partir da contribuição do pensamento dos Annales sobre tempo e espaço, fundamentais para a construção da ciência histórica no século XX; a segunda parte do artigo se dedica mais detidamente às especificidades do ensino de História, mais especialmente no diz respeito à teoria e à metodologia em História, trazendo o que pensamos ser as linhas mestras para a reflexão do ensino de História para a Educação do Campo na Universidade.

Biografía del autor/a

Marcos José de Araujo Caldas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ

Professor Adjunto III de teoria da história e história antiga no departamento de história e economia da universidade federal rural do rio de janeiro

Mônica de Souza Nunes Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de História e Economia, IM/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Publicado

2013-01-24