REPRESENTAÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE AS MULHERES DESDE A MODERNIDADE E O IMPACTO NA FIGURA DA PROFESSORA: PERSPECTIVAS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n22id71237Palabras clave:
Modernidade, Educação Moderna, Transformações, Pós-modernidade, ProfessoraResumen
O fio condutor do artigo atravessa o tema da mulher no processo das mudanças de diversas ordens interagindo com a visão filosófico-educacional gestada desde a modernidade. Exploraremos, nos limites deste escrito, as representações elaboradas pelos filósofos sobre as mulheres em cujas discussões sustentavam na “natureza” os traços característicos de gênero e que alcança, especialmente, a figura da professora. Na chamada pós-modernidade, a ideia de liquidez das noções, antes absolutas, apontam para a defesa da “construção de gênero”, dentre outros temas. A vida passa a não ter o sentido antes passível de explicação pelas verdades e certeza dos conhecimentos, posto que na contemporaneidade predomina a crença na efemeridade, na valorização das experiências imediatas dos momentos únicos e fugazes, na busca incessante do prazer, o carpe diem. Apresentamos os traços distintivos de gênero na modernidade, tempo favorável a mudanças sobretudo para o universo feminino tal a transição ocorrida “do lar à projeção da mulher em outras instâncias sociais graças à emergência de condições objetivas” como a industrialização e outros fatores que vão possibilitando o “movimento feminista” que, no percurso histórico de organização revela diferentes momentos efervescentes de acúmulo de reivindicações e avanços, chamados de “ondas”. Instituída também, no contexto do patriarcalismo, a “escola moderna”, sustentada por valores burgueses, torna-se mais um fator de inspiração das mulheres para a sua libertação, engrossando a lista de reivindicações. Com um novo conjunto de ideias acopladas numa visão anti-metafísica logo, contrária à “natureza humana”, à verdade absoluta, ao saber definitivo e direcionador do comportamento na busca da ordem e progresso, chegamos ao modelo contemporâneo de sociedade frente a qual a escola vê-se impelida a se transformar, de alguma forma. Usamos autores emblemáticos para o tratamento do tema em fontes diversas como livros, artigos, trabalhos acadêmicos muito dos quais disponíveis na internet.
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