REDES TECNOLÓGICAS DE INFORMAÇÃO/COMUNICAÇÃO E PANDEMIA: OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DE UMA AUTÊNTICA CULTURA DO ENCONTRO EDUCATIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n23id71853

Palabras clave:

Redes, Pandemia, Desafios, Educação, Encontro

Resumen

Este texto pretende discutir os enormes desafios contemporâneos de uma autêntica cultura do encontro educativo pelas redes tecnológicas na era da pandemia. Traz uma reflexão filosófica sobre a imponência da racionalidade tecnológica, que une pensamento abstrato e experiência concreta, afirmando-se já não ser mais possível desconectar a ideia de poder e progresso de uma realidade virtual, construída no centro da sociedade da informação/comunicação e concebida como um novo paradigma econômico, social e cultural.  Nesse ambiente virtual, inundado de fluxos intensos e velozes de imagens, palavras e sons, as redes tecnológicas não devem ser entendidas apenas como redes de máquinas conectadas, mas, sobretudo e especialmente, como redes de pessoas prudentes, inclinadas para uma autêntica cultura do encontro educativo com o outro, orientada por relações de cooperação, compartilhamento e cuidado com o próximo, em que não fiquem distantes os transcendentais do belo, do bem e da verdade.

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Publicado

2021-08-28

Número

Sección

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (III)