REGIME JURÍDICO DOS BENS PÚBLICOS E POSSIBILIDADE DE USUCAPIÃO

Autores/as

  • Guilherme de Freitas Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Lara Guimarães Amorim Luna Universidade Federal do Ceará

Resumen

O artigo tem por objeto analisar o conceito de bens públicos para o direito brasileiro, assim como examinar a corrente doutrinária dominante sobre o assunto, e posteriormente abordar a caracterização da usucapião no ordenamento jurídico nacional. O objetivo é demonstrar, por meio de uma reflexão crítica, com base na análise detalhada dos institutos mencionados, a possibilidade de usucapião de uma categoria de bens públicos, de acordo com um olhar sistemático sobre os princípios constitucionais e as demais normas do ordenamento jurídico. Justifica-se o estudo tendo em vista uma pluralidade de entendimentos sobre o assunto, marcada por posições contrárias com fundamentos igualmente relevantes, além de ser uma questão singular, recorrente no Poder Judiciário, que envolve assuntos fundamentais ao regime constitucional atual. O presente trabalho se estrutura a partir de pesquisas bibliográficas qualitativas por meio de leis, sentenças, livros, artigos e jurisprudência, que possibilitaram concluir que a usucapião de bem público dominical deveria ser permitida segundo uma interpretação teleológica e sistemática das normas que tratam sobre o assunto.

 

Palavras-chave: Bens Públicos. Usucapião. Bens Dominicais. Função Social da Propriedade.

  

Biografía del autor/a

Guilherme de Freitas Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

     

Lara Guimarães Amorim Luna, Universidade Federal do Ceará

   

Citas

COSTA, Maria Amélia da / DUARTE, Polyana Vidal. A REALIZAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE NAS ÁREAS URBANAS ATRAVÉS DA PROTEÇÃO JURÍDICA DA POSSE. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=37241d744c96e57d>.

CRETELLA JÚNIOR, José. Curso de Direito Administrativo, 1ª ed., Rio de Janeiro: Forense, 1984.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. Direito das Coisas. v.4. São Paulo: Saraiva, 2011.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 29ª ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

FARIAS, Cristiano Chaves de, ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil – v. 5 - Reais. 11ª ed. Rio de Janeiro, Lumen Juris. 2011.

GOMES, Orlando. Direito Reais. 19ª ed., revista e atualizada, Rio de Janeiro: Forense, 2007.

HAURIOU, Maurice. Précis Droit Administratif de Droit Public General, 11ª ed. Paris, Librairie du Recueil Sirey (société anonyme), 1927.

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 33ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2016.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil: direitos reais. 18 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

TARTUCE, Flávio/ SIMÃO, José Fernando. Direito Civil - Direito das Coisas, volume 4. São Paulo, 4º Edição, Método, 2012.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Rodrigues, G. de F., & Luna, L. G. A. (2018). REGIME JURÍDICO DOS BENS PÚBLICOS E POSSIBILIDADE DE USUCAPIÃO. Revista Dizer, 3(1). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/dizer/article/view/40676