FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS DO GT 08 DA ANPED (2015 - 2021)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92505Palavras-chave:
Formação de professores, Pesquisa em Educação, LicenciaturasResumo
Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca dos estudos disponíveis nos anais das reuniões bianuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), do Grupo de Trabalho (GT 08) Formação de Professores, considerando o período de 2015 a 2021. A análise se endereçou para a distribuição territorial (Regiões e Estados) dos estudos, as instituições em que as pesquisas foram realizadas, as temáticas abordadas nas investigações e o sexo dos pesquisadores. Essa abordagem permitiu construir uma visão parcial, porém, panorâmica e atual sobre a pesquisa direcionada à formação docente no cenário brasileiro, além de mostrar como este importante grupo de trabalho vem canalizando as investigações a respeito da formação docente no país. Compreende-se que a análise evidencia aspectos importantes ao debate na área, a saber: a) concentração de pesquisas na Região Sudeste e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro; b) as instituições de tradição no contexto nacional aparecerem com maior volume de trabalhos, porém, verificou-se também que há instituições de educação superior as quais focam no desenvolvimento regional e local que vêm promovendo pesquisas sobre formação de professores; c) Dentre as temáticas que mais foram focos de pesquisa estão as temáticas relacionadas às políticas de formação docente, à formação continuada de professores e à formação inicial; e d) As pesquisas apresentadas no GT 08 foram desenvolvidas, em maior proporção, por mulheres.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP, no 02, de 01 de julho de 2015. Disponível em:http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf. Acesso em 01 jul. 2023.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora: Portugal, 1999.
GATTI, B. A. O que se percebe é que a questão da docência é sempre relegada como se fosse algo menor. Cadernos CENPEC, São Paulo, v.4, n.2, p.248-275, dez. 2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/download/297/28. Acesso em: 04 de jun. 2023.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. 1. ed. Brasília: Unesco, 2009.
GURGEL, V. de F. A.; MEDEIROS, E. A. de. Formação Continuada de Professores e Tecnologias Digitais: um balanço da produção acadêmica (2017 – 2021). Educação em Foco, [S. l.], v. 28, n. 1, p. e28018, 2023.
LOURO, G. L. Gênero e Magistério: identidade, história e representação. In: CATANI, B. D. et al. (Org.). Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997, p. 73 – 83.
NASCIMENTO, A. A. B.; MEDEIROS, E. A. de; AMORI G. C. C. Formação de professores polivalentes: Estudo bibliográfico sobre teses e dissertações (1999 – 2019). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022008, 2022.
RODRIGUES, P. M. L.; LIMA, W dos. S. R.; VIANA, M. A. P. A importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Saberes Docentes em Ação, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 28-47, set. 2017. Disponível em: a importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano polyana marq. Acesso em: 04 de jun. 2023.
ROMANOWSKI, J. P. Tendências da Pesquisa em Formação de Professores. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 479-499, maio/ago. 2013.
SILVA, S. M. de F. M. As Bases Teóricas e Políticas na Formação Continuada dos Professores da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo: a escola de formação e aperfeiçoamento dos professores em análise. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2015.
SILVA, S. P.; NOBREGA-THERRIEN, S. M.; FARIAS, I. M. S. de. Produções sobre a formação de professores no EPENN: análise do período 2003 a 2011. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NOR-DESTE, 21., 2013, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Emerson Augusto de Medeiros, Vanessa de França Almeida Gurgel, João Bosco Santana Bezerra, Giovana Carla Cardoso Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)