FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS DO GT 08 DA ANPED (2015 - 2021)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92505Keywords:
Formação de professores, Pesquisa em Educação, LicenciaturasAbstract
Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca dos estudos disponíveis nos anais das reuniões bianuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), do Grupo de Trabalho (GT 08) Formação de Professores, considerando o período de 2015 a 2021. A análise se endereçou para a distribuição territorial (Regiões e Estados) dos estudos, as instituições em que as pesquisas foram realizadas, as temáticas abordadas nas investigações e o sexo dos pesquisadores. Essa abordagem permitiu construir uma visão parcial, porém, panorâmica e atual sobre a pesquisa direcionada à formação docente no cenário brasileiro, além de mostrar como este importante grupo de trabalho vem canalizando as investigações a respeito da formação docente no país. Compreende-se que a análise evidencia aspectos importantes ao debate na área, a saber: a) concentração de pesquisas na Região Sudeste e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro; b) as instituições de tradição no contexto nacional aparecerem com maior volume de trabalhos, porém, verificou-se também que há instituições de educação superior as quais focam no desenvolvimento regional e local que vêm promovendo pesquisas sobre formação de professores; c) Dentre as temáticas que mais foram focos de pesquisa estão as temáticas relacionadas às políticas de formação docente, à formação continuada de professores e à formação inicial; e d) As pesquisas apresentadas no GT 08 foram desenvolvidas, em maior proporção, por mulheres.
References
BRASIL. Resolução CNE/CP, no 02, de 01 de julho de 2015. Disponível em:http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf. Acesso em 01 jul. 2023.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora: Portugal, 1999.
GATTI, B. A. O que se percebe é que a questão da docência é sempre relegada como se fosse algo menor. Cadernos CENPEC, São Paulo, v.4, n.2, p.248-275, dez. 2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/download/297/28. Acesso em: 04 de jun. 2023.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. 1. ed. Brasília: Unesco, 2009.
GURGEL, V. de F. A.; MEDEIROS, E. A. de. Formação Continuada de Professores e Tecnologias Digitais: um balanço da produção acadêmica (2017 – 2021). Educação em Foco, [S. l.], v. 28, n. 1, p. e28018, 2023.
LOURO, G. L. Gênero e Magistério: identidade, história e representação. In: CATANI, B. D. et al. (Org.). Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997, p. 73 – 83.
NASCIMENTO, A. A. B.; MEDEIROS, E. A. de; AMORI G. C. C. Formação de professores polivalentes: Estudo bibliográfico sobre teses e dissertações (1999 – 2019). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022008, 2022.
RODRIGUES, P. M. L.; LIMA, W dos. S. R.; VIANA, M. A. P. A importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Saberes Docentes em Ação, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 28-47, set. 2017. Disponível em: a importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano polyana marq. Acesso em: 04 de jun. 2023.
ROMANOWSKI, J. P. Tendências da Pesquisa em Formação de Professores. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, p. 479-499, maio/ago. 2013.
SILVA, S. M. de F. M. As Bases Teóricas e Políticas na Formação Continuada dos Professores da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo: a escola de formação e aperfeiçoamento dos professores em análise. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2015.
SILVA, S. P.; NOBREGA-THERRIEN, S. M.; FARIAS, I. M. S. de. Produções sobre a formação de professores no EPENN: análise do período 2003 a 2011. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NOR-DESTE, 21., 2013, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Emerson Augusto de Medeiros, Vanessa de França Almeida Gurgel, João Bosco Santana Bezerra, Giovana Carla Cardoso Amorim
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)