O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS DE TRÂNSITO E A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DO TRÂNSITO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92668

Palabras clave:

estado do conhecimento, formação profissional, escola pública de trânsito, educação para o trânsito

Resumen

O presente artigo visa apresentar um estado do conhecimento sobre as Escolas Públicas de Trânsito e os cursos ofertados para a formação de trabalhadores do trânsito. O estudo foi realizado no Banco de Dados da Capes, envolvendo Periódicos, Teses e Dissertações produzidos no período de 1997 – marco em que foi instituído o Código Brasileiro de Trânsito. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, pautada metodologicamente em Morosini e Fernandes (2014), bem como em Bardin (2016), para fins de análise do conteúdo, visando garimpar produções científicas que tratassem sobre escolas públicas de trânsito e ressaltassem a formação do trabalhador. Os resultados revelaram a preocupação dos autores em discutir as problemáticas relativas ao trânsito numa abrangência mais geral, quando se refere à educação para o trânsito; mas também questões específicas, quando os estudos estão voltados para a formação do instrutor de trânsito ou do condutor de transporte especializado, com ênfase na melhoria da mobilidade humana e segurança viária, porém ambos com enfoque na mudança de comportamento e no exercício da cidadania.

Biografía del autor/a

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Evanuzia Maria de Lucena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em História dos Sertões pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Citas

ARAUJO, J. M. Educação de trânsito, educação no trânsito ou educação para o trânsito? Interseções entre esfera privada, espaço público e sujeito à luz da Teoria das Representações Sociais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21987. Acesso em: 23 set. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 set. 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm. Acesso em: 20 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 jul. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm#art2. Acesso em: 23 set. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito. Resolução nº 789, de 18 de junho de 2020. Consolida normas sobre o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/resolucao7892020r.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.

BRASIL. Resolução nº 514, de 18 de dezembro de 2014. Dispõe sobre a política nacional de trânsito, seus fins e aplicação e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=27948. Acesso em: 20 jan. 2022.

CHATES, T. J. Relações de gênero na escola pública de trânsito: currículo e representações sociais. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9945/1/Dissertacao%20Tatiane%20Chatesseg.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.

FERRAZ, A. C. P.; RAIA JUNIOR, A.; BEZERRA, B. S. Segurança no trânsito. São Carlos: Grupo Gráfico São Francisco, 2008.

FERREIRA, B. M. M. Educação para o trânsito e o papel dos instrutores: uma leitura psicanalítica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/22681. Acesso em: 23 set. 2022.

FIGUEIREDO, J. C. A educação de trânsito na formação do motorista brasileiro, a partir do novo Código de Trânsito Brasileiro de 1997: a educação como ferramenta para diminuição do número de acidentes de trânsito, com foco na cidade de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/mestrado_educacao/dissertacoes/2013/julio_cesar_figueiredo.pdf. Acesso em: 27 set. 2022. LEAL, A. B. Da inclusão de política de educação de trânsito nas instituições de ensino para a concreção da cidadania. 2015. Dissertação (Mestrado em Concreção dos Direitos Coletivos e Cidadania) – Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: https://www.unaerp.br/documentos/1946-adalto-barbosa-leal/file. Acesso em: 13 set. 2022.

LIMA, A. Q. O.; TAVARES, A. M. B. N.; MELO, E. S. N. Escolas de governo: sua finalidade e importância no Brasil. Revista FSA, Teresina, v. 19, n. 5, 2022. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2450/491493241. Acesso em: 13 set. 2022.

LOPES, V. A. Educação para o trânsito: uma proposta para um curso inovador na modalidade a distância. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional Uninter, 2020. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/493. Acesso em: 23 set. 2022.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/ 18875. Acesso em: 27 set. 2022.

MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M.; NEZ, E. Estado de conhecimento: a metodologia na prática. Revista Humanidade e Inovação, Porto Alegre, v. 8, n. 55, p. 70-81, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4946. Acesso em: 27 set. 2022.

PISSAIA, L. F.; COSTA, A. E. K. Saúde e segurança: reflexões sobre a formação do instrutor de trânsito. Research, Society and Development, v. 8, n. 9, p. 01-14, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662200044/html/. Acesso em: 23 set. 2022.

PISSAIA, L. F.; COSTA, A. E. K. Medicina de tráfego e primeiros socorros: interlocuções com a formação do instrutor de trânsito. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, e155932599, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340242135_ Medicina_de_trafego_e_primeiros_socorros_interlocucoes_com_a_formacao_do_instrutor_d e_transito. Acesso em: 23 set. 2022.

RIO GRANDE DO NORTE. Departamento Estadual de Trânsito. Portaria nº 646, de 01 de julho de 2021. Institui e organiza a Escola Pública de Trânsito no Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências correlatas. Natal, 2021. Disponível em: www.diariooficial. rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20210703&id_doc=728884, Acesso em: 20 jan. 2022.

SENA, C. M. Trânsito: conhecimento de jovens em idade para obtenção da primeira habilitação. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: http://repositorio.sis.puc campinas.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/15795/ccv_ppgpsico_me_Cleber_MS.pd f?sequence=1. Acesso em: 23 set. 2022.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016. SILVA, M. N. Avaliação de motoristas expostos ao curso para condutores de veículo de transporte coletivo de passageiros. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://www.pet.coppe.ufrj.br/images/documentos/dissertacoes/2012/Dissertacao_MiqueiasN unesdaSilva.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.

TEODORO, A. B. Avaliação da percepção de adolescentes sobre segurança de trânsito através da análise de discurso. 2014. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9S2FY6/1/geotecniatransportes_agmarbent oteodoro_dissertacao.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.

TEODORO, A. B. Vestígios de campanhas de conscientização e educação no trânsito no discurso de motoristas. 2018. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/verArquivo?idArquivo=2225323&key=be8fe99f1dfa4d9a7024b9 ab4f5a47ad. Acesso em: 23 set. 2022.

Publicado

2023-12-28