O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS DE TRÂNSITO E A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DO TRÂNSITO
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92668Palavras-chave:
estado do conhecimento, formação profissional, escola pública de trânsito, educação para o trânsitoResumo
O presente artigo visa apresentar um estado do conhecimento sobre as Escolas Públicas de Trânsito e os cursos ofertados para a formação de trabalhadores do trânsito. O estudo foi realizado no Banco de Dados da Capes, envolvendo Periódicos, Teses e Dissertações produzidos no período de 1997 – marco em que foi instituído o Código Brasileiro de Trânsito. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, pautada metodologicamente em Morosini e Fernandes (2014), bem como em Bardin (2016), para fins de análise do conteúdo, visando garimpar produções científicas que tratassem sobre escolas públicas de trânsito e ressaltassem a formação do trabalhador. Os resultados revelaram a preocupação dos autores em discutir as problemáticas relativas ao trânsito numa abrangência mais geral, quando se refere à educação para o trânsito; mas também questões específicas, quando os estudos estão voltados para a formação do instrutor de trânsito ou do condutor de transporte especializado, com ênfase na melhoria da mobilidade humana e segurança viária, porém ambos com enfoque na mudança de comportamento e no exercício da cidadania.
Referências
ARAUJO, J. M. Educação de trânsito, educação no trânsito ou educação para o trânsito? Interseções entre esfera privada, espaço público e sujeito à luz da Teoria das Representações Sociais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21987. Acesso em: 23 set. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 set. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 set. 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm. Acesso em: 20 dez. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 jul. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm#art2. Acesso em: 23 set. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Trânsito. Resolução nº 789, de 18 de junho de 2020. Consolida normas sobre o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/resolucao7892020r.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
BRASIL. Resolução nº 514, de 18 de dezembro de 2014. Dispõe sobre a política nacional de trânsito, seus fins e aplicação e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=27948. Acesso em: 20 jan. 2022.
CHATES, T. J. Relações de gênero na escola pública de trânsito: currículo e representações sociais. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9945/1/Dissertacao%20Tatiane%20Chatesseg.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.
FERRAZ, A. C. P.; RAIA JUNIOR, A.; BEZERRA, B. S. Segurança no trânsito. São Carlos: Grupo Gráfico São Francisco, 2008.
FERREIRA, B. M. M. Educação para o trânsito e o papel dos instrutores: uma leitura psicanalítica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/22681. Acesso em: 23 set. 2022.
FIGUEIREDO, J. C. A educação de trânsito na formação do motorista brasileiro, a partir do novo Código de Trânsito Brasileiro de 1997: a educação como ferramenta para diminuição do número de acidentes de trânsito, com foco na cidade de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/mestrado_educacao/dissertacoes/2013/julio_cesar_figueiredo.pdf. Acesso em: 27 set. 2022. LEAL, A. B. Da inclusão de política de educação de trânsito nas instituições de ensino para a concreção da cidadania. 2015. Dissertação (Mestrado em Concreção dos Direitos Coletivos e Cidadania) – Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: https://www.unaerp.br/documentos/1946-adalto-barbosa-leal/file. Acesso em: 13 set. 2022.
LIMA, A. Q. O.; TAVARES, A. M. B. N.; MELO, E. S. N. Escolas de governo: sua finalidade e importância no Brasil. Revista FSA, Teresina, v. 19, n. 5, 2022. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2450/491493241. Acesso em: 13 set. 2022.
LOPES, V. A. Educação para o trânsito: uma proposta para um curso inovador na modalidade a distância. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional Uninter, 2020. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/493. Acesso em: 23 set. 2022.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/ 18875. Acesso em: 27 set. 2022.
MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M.; NEZ, E. Estado de conhecimento: a metodologia na prática. Revista Humanidade e Inovação, Porto Alegre, v. 8, n. 55, p. 70-81, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4946. Acesso em: 27 set. 2022.
PISSAIA, L. F.; COSTA, A. E. K. Saúde e segurança: reflexões sobre a formação do instrutor de trânsito. Research, Society and Development, v. 8, n. 9, p. 01-14, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662200044/html/. Acesso em: 23 set. 2022.
PISSAIA, L. F.; COSTA, A. E. K. Medicina de tráfego e primeiros socorros: interlocuções com a formação do instrutor de trânsito. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, e155932599, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340242135_ Medicina_de_trafego_e_primeiros_socorros_interlocucoes_com_a_formacao_do_instrutor_d e_transito. Acesso em: 23 set. 2022.
RIO GRANDE DO NORTE. Departamento Estadual de Trânsito. Portaria nº 646, de 01 de julho de 2021. Institui e organiza a Escola Pública de Trânsito no Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências correlatas. Natal, 2021. Disponível em: www.diariooficial. rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20210703&id_doc=728884, Acesso em: 20 jan. 2022.
SENA, C. M. Trânsito: conhecimento de jovens em idade para obtenção da primeira habilitação. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: http://repositorio.sis.puc campinas.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/15795/ccv_ppgpsico_me_Cleber_MS.pd f?sequence=1. Acesso em: 23 set. 2022.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016. SILVA, M. N. Avaliação de motoristas expostos ao curso para condutores de veículo de transporte coletivo de passageiros. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://www.pet.coppe.ufrj.br/images/documentos/dissertacoes/2012/Dissertacao_MiqueiasN unesdaSilva.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.
TEODORO, A. B. Avaliação da percepção de adolescentes sobre segurança de trânsito através da análise de discurso. 2014. Dissertação (Mestrado em Geotecnia e Transportes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9S2FY6/1/geotecniatransportes_agmarbent oteodoro_dissertacao.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.
TEODORO, A. B. Vestígios de campanhas de conscientização e educação no trânsito no discurso de motoristas. 2018. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/verArquivo?idArquivo=2225323&key=be8fe99f1dfa4d9a7024b9 ab4f5a47ad. Acesso em: 23 set. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Evanuzia Maria de Lucena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)