O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS DE TRÂNSITO E A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DO TRÂNSITO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92668

Keywords:

estado do conhecimento, formação profissional, escola pública de trânsito, educação para o trânsito

Abstract

O presente artigo visa apresentar um estado do conhecimento sobre as Escolas Públicas de Trânsito e os cursos ofertados para a formação de trabalhadores do trânsito. O estudo foi realizado no Banco de Dados da Capes, envolvendo Periódicos, Teses e Dissertações produzidos no período de 1997 – marco em que foi instituído o Código Brasileiro de Trânsito. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, pautada metodologicamente em Morosini e Fernandes (2014), bem como em Bardin (2016), para fins de análise do conteúdo, visando garimpar produções científicas que tratassem sobre escolas públicas de trânsito e ressaltassem a formação do trabalhador. Os resultados revelaram a preocupação dos autores em discutir as problemáticas relativas ao trânsito numa abrangência mais geral, quando se refere à educação para o trânsito; mas também questões específicas, quando os estudos estão voltados para a formação do instrutor de trânsito ou do condutor de transporte especializado, com ênfase na melhoria da mobilidade humana e segurança viária, porém ambos com enfoque na mudança de comportamento e no exercício da cidadania.

Author Biographies

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Evanuzia Maria de Lucena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em História dos Sertões pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Published

2023-12-28