PÍLULAS ANTIRRACISTAS

DIÁLOGOS ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94485

Palavras-chave:

Famílias, Escola, Educação antirracista, Lei n 10.639/2003

Resumo

Após 21 anos da lei 10639/03 ainda percebemos a carência de diálogos entre famílias e escolas para avanços da temática antirracista. Neste contexto, a dissertação “Famílias e Questões Étnico-Raciais: tecendo contribuições para uma Educação Antirracista” promoveu reflexões entre famílias e escolas sobre questões étnico-raciais, resultando desse diálogo um produto educacional que traz um conjunto de quatro pequenos vídeos -chamados de pílulas antirracistas-para suscitarem o debate em reunião de pais. Este texto é um recorte da dissertação sobre o processo de elaboração dos vídeos- as pílulas antirracistas. Ao final da pesquisa, percebemos que as mães, representando família na escola, apontaram o debate antirracista como um tema ainda de difícil compreensão e eivado de dúvidas e preconceitos. As pílulas mostraram-se potente para aproximar as famílias ao tema do antirracismo.  

Biografia do Autor

Elayne Pinheiro Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Ensino Fundamental I-SME/RJ.

Jonê Carla Baião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Professora Titular da UERJ.

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Publicado

2024-11-23