PÍLULAS ANTIRRACISTAS
DIÁLOGOS ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94485Palavras-chave:
Famílias, Escola, Educação antirracista, Lei n 10.639/2003Resumo
Após 21 anos da lei 10639/03 ainda percebemos a carência de diálogos entre famílias e escolas para avanços da temática antirracista. Neste contexto, a dissertação “Famílias e Questões Étnico-Raciais: tecendo contribuições para uma Educação Antirracista” promoveu reflexões entre famílias e escolas sobre questões étnico-raciais, resultando desse diálogo um produto educacional que traz um conjunto de quatro pequenos vídeos -chamados de pílulas antirracistas-para suscitarem o debate em reunião de pais. Este texto é um recorte da dissertação sobre o processo de elaboração dos vídeos- as pílulas antirracistas. Ao final da pesquisa, percebemos que as mães, representando família na escola, apontaram o debate antirracista como um tema ainda de difícil compreensão e eivado de dúvidas e preconceitos. As pílulas mostraram-se potente para aproximar as famílias ao tema do antirracismo.
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: MEC, 2004.
CHIMAMANDA, Ngozi A. O perigo de uma história única. Tradução de Júlia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
EVARISTO, Conceição; DUARTE, Constância, NUNES, Isabela (org.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 41. ed. São Paulo, Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez; IPF, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GADOTTI, Moacir. Gestão democrática e qualidade do ensino: 1.º fórum nacional desafio da qualidade total no ensino público. Belo Horizonte: Minascentro, 1994.
GOMES, Nilma. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da 20 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio, CANDAU, Vera Maria (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 67-89.
GOMES, Nilma. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC, 2005. p. 39-62.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. São Paulo: Anpocs, 1984.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MELO, Elayne Pinheiro. Famílias e questões étnico-raciais: tecendo contribuições para uma educação antirracista. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino em Educação Básica) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: http://www.ppgeb.cap.uerj.br/?page_id=15. Acesso em: 30 jun. 2024.
MELO, Elayne Pinheiro. Pílulas Antirracistas. Rio de Janeiro: UERJ, 2024. Disponível em http://www.ppgeb.cap.uerj.br/?page_id=15. Acesso em: 4 abr. 2024
MONTANDON, C.; PERRENOUD, P. Entre pais e professores, um diálogo impossível? Tradução de Cristina Gomes da Silva. Oeiras: Celta, 2001.
MONTEIRO, Rosana Batista. A importância da gestão democrática para a implementação das políticas curriculares de ação afirmativa e sua relação com a formação de gestores. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, n. esp., p. 71-82, set./dez. 2019.
SANTOS, Elisângela da Silva. O legado de Virginia Bicudo para a sociologia da infância no Brasil. Cad. Pesqui., v. 48, n. 170, p. 48-54, out./dez. 2020.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Famílias inter-raciais: tensões entre cor e amor. Salvador: Edufba, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elayne Pinheiro Melo, Jonê Carla Baião
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)