BANCAS DE AFERIÇÃO, FRAUDES E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E NOS CONCURSOS PÚBLICOS
Abstract
O estudo enfatiza a importância das bancas de aferição da autodeclaração de candidatos optantes por cotas raciais, seja na educação superior, seja em concursos públicos. Busca-se, assim, aprofundar as discussões acerca das ações afirmativas, cotas raciais e bancas de aferição para negros na educação superior e nos serviços públicos, tendo como base estudos anteriores realizados no Paraná, Bahia e São Paulo. A institucionalização das bancas de aferição se tornou mais frequente nos últimos anos, tendo como propósito principal evitar as possíveis fraudes nas cotas raciais. Assim, busca-se, à luz de teorias sobre relações raciais no Brasil, analisar possíveis desafios de implementação das referidas políticas, contextualizando algumas questões observadas por candidatos que já participaram de uma banca de aferição na educação superior ou em concursos públicos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)