PEDAGOGIA RACIONALISTA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Abstract
Nesse artigo propomos uma reflexão que coloca em primeiro plano as contribuições
da chamada pedagogia racionalista em contraponto às tradições educacionais burguesa e confessional do início do século XX. Discute-se igualmente a importância
de suas teorias no universo prático da educação libertária, bem como seus desdobramentos na educação contemporânea. Isso implica debater os desafios impostos pela crise política e, portanto, do neoconservadorismo, como foro de uma educação apolítica ou acrítica. Para tanto, destacamos as discussões em torno do projeto Escola sem partido, que tem se mostrado como um dos maiores desafios da educação escolar no Brasil.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)