O ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUILOMBOLAS DE PORTALEGRE (RN)
Abstract
Esse trabalho é resultado da pesquisa realizada com alunos de comunidades quilombolas do município de Portalegre (RN) que cursam o Ensino Médio. Teve como uma das suas principais bases o conceito de identidade quilombola, haja vista o entendimento de que as percepções sociais construídas pelos sujeitos estão amarradas às suas subjetividades. Desta maneira, o objetivo do estudo é compreender como os alunos percebem o Ensino Médio a partir dos seus referenciais identitários. Para tanto, foi utilizada a autobiografia como metodologia de pesquisa. Nossas fontes centraram-se em duas narrativas escritas e duas entrevistas narrativas. A fundamentação teórica está embasada em autores como Souza (2012), Hall (2016) e Gomes (2005a), assim como na análise do Projeto Político-Pedagógico da escola campo de estudo. O artigo está organizado da seguinte forma: inicialmente apresenta uma reflexão histórica sobre os quilombos, hoje conhecidos como comunidades quilombolas; em seguida, aborda o embasamento teórico do conceito de identidade quilombola; por fim, apresenta a análise dos dados, fazendo relação entre a percepção dos alunos sobre o Ensino Médio e as referências identitárias. Nesse sentido, o trabalho conclui que, na percepção dos alunos, a escola não desenvolve práticas de ensino voltadas para a valorização da identidade quilombola.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)