O ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUILOMBOLAS DE PORTALEGRE (RN)

Autores

  • Ivanilza de Souza Beserra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Resumo

Esse trabalho é resultado da pesquisa realizada com alunos de comunidades quilombolas do município de Portalegre (RN) que cursam o Ensino Médio. Teve como uma das suas principais bases o conceito de identidade quilombola, haja vista o entendimento de que as percepções sociais construídas pelos sujeitos estão amarradas às suas subjetividades. Desta maneira, o objetivo do estudo é compreender como os alunos percebem o Ensino Médio a partir dos seus referenciais identitários. Para tanto, foi utilizada a autobiografia como metodologia de pesquisa. Nossas fontes centraram-se em duas narrativas escritas e duas entrevistas narrativas. A fundamentação teórica está embasada em autores como Souza (2012), Hall (2016) e Gomes (2005a), assim como na análise do Projeto Político-Pedagógico da escola campo de estudo. O artigo está organizado da seguinte forma: inicialmente apresenta uma reflexão histórica sobre os quilombos, hoje conhecidos como comunidades quilombolas; em seguida, aborda o embasamento teórico do conceito de identidade quilombola; por fim, apresenta a análise dos dados, fazendo relação entre a percepção dos alunos sobre o Ensino Médio e as referências identitárias. Nesse sentido, o trabalho conclui que, na percepção dos alunos, a escola não desenvolve práticas de ensino voltadas para a valorização da identidade quilombola.

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Publicado

2020-10-02

Edição

Seção

Artigos