A PRÁTICA DAS LUTAS POR ESCOLARES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA EM FORTALEZA
Abstract
O ato de lutar é inerente à sobrevivência humana. Na antiguidade, para garantir o seu sustento, o homem precisava lutar, correr, saltar e realizar diversos tipos de atividades físicas. Com sua filosofia oriental, as lutas trazem, em sua essência, o respeito ao próximo, a perseverança e diversos outros valores. Hoje, as lutas fazem parte dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar. Além disso, são também praticadas como atividade extracurricular em diversas escolas, como no caso do presente estudo. A partir disso, buscamos realizar uma análise sobre a prática das lutas pelos alunos, bem como salientar a relevância dessa prática no ambiente escolar. Este estudo tem um caráter quantitativo e descritivo como estratégia metodológica, utilizando para a coleta de dados uma entrevista fechada, na qual foi aplicado um questionário pré-estabelecido. Vinte e um alunos matriculados na escola pública escolhida para a pesquisa responderam ao questionário. A pesquisa mostrou como resultados mais significantes o seguinte: a melhora da aptidão física, da socialização entre os alunos e a melhora na atenção e concentração nas atividades por eles desenvolvidas. Verificamos ainda que a prática das lutas auxiliou o aluno a permanecer mais tempo na escola, evitando a evasão, ratificando o aspecto positivo do estudo em voga.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)