A PRÁTICA DAS LUTAS POR ESCOLARES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA EM FORTALEZA

Autores/as

  • Rafael Rodrigues Lopes SEDUC-CE
  • João Airton de Matos Pontes Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumen

O ato de lutar é inerente à sobrevivência humana. Na antiguidade, para garantir o seu sustento, o homem precisava lutar, correr, saltar e realizar diversos tipos de atividades físicas. Com sua filosofia oriental, as lutas trazem, em sua essência, o respeito ao próximo, a perseverança e diversos outros valores. Hoje, as lutas fazem parte dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar. Além disso, são também praticadas como atividade extracurricular em diversas escolas, como no caso do presente estudo. A partir disso, buscamos realizar uma análise sobre a prática das lutas pelos alunos, bem como salientar a relevância dessa prática no ambiente escolar. Este estudo tem um caráter quantitativo e descritivo como estratégia metodológica, utilizando para a coleta de dados uma entrevista fechada, na qual foi aplicado um questionário pré-estabelecido. Vinte e um alunos matriculados na escola pública escolhida para a pesquisa responderam ao questionário. A pesquisa mostrou como resultados mais significantes o seguinte: a melhora da aptidão física, da socialização entre os alunos e a melhora na atenção e concentração nas atividades por eles desenvolvidas. Verificamos ainda que a prática das lutas auxiliou o aluno a permanecer mais tempo na escola, evitando a evasão, ratificando o aspecto positivo do estudo em voga.

Publicado

2019-05-10

Número

Sección

Artigos