O DIREITO DE APRENDER E OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Abstract
Este artigo visa discutir o direito de aprender dos alunos da educação especial, fundamentado na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, apresentando os vetores das políticas públicas e das práticas pedagógicas. Como metodologia, procedeu-se ao levantamento bibliográfico e à empiria acerca da temática. O texto indica que, apesar de esse público estar matriculado na escola, muitos ainda estão à margem do processo de ensino-aprendizagem. Como considerações finais, ressalta que é necessário iniciar uma nova fase na educação especial brasileira, que se traduza no direito de aprender em sala de aula, o que exige um novo fazer pedagógico com esses alunos, que têm potencialidades e podem se beneficiar do processo de escolarização.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)