O DIREITO DE APRENDER E OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Douglas Christian Ferrari de Melo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Andressa Caetano Mafezoni Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Este artigo visa discutir o direito de aprender dos alunos da educação especial, fundamentado na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, apresentando os vetores das políticas públicas e das práticas pedagógicas. Como metodologia, procedeu-se ao levantamento bibliográfico e à empiria acerca da temática. O texto indica que, apesar de esse público estar matriculado na escola, muitos ainda estão à margem do processo de ensino-aprendizagem. Como considerações finais, ressalta que é necessário iniciar uma nova fase na educação especial brasileira, que se traduza no direito de aprender em sala de aula, o que exige um novo fazer pedagógico com esses alunos, que têm potencialidades e podem se beneficiar do processo de escolarização.

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Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigos