A INFLUÊNCIA DA AUTOESTIMA NO DESEMPENHO ESCOLAR
Abstract
O presente estudo tem como objetivo identificar os personagens formadores da autoestima infanto-juvenil e analisar o seu grau de influência no desempenho escolar, na percepção de alunos e professores. Foram comparados alunos de escolas públicas e privadas através de questionários de pesquisa e por meio da escala de Rosenberg (1979). Aplicou-se também um questionário aos professores. Participaram deste estudo 112 crianças e adolescentes, de dez a 17 anos, do 5.º ano do ensino fundamental, e 28 professores de anos variados. Os resultados mostraram, de um modo geral, pontuação mais elevada que a média. Houve diferença estatística significante na pontuação de alunos de escolas públicas e privadas. Porém, essas diferenças não foram significativas estatisticamente em relação ao gênero e à idade. A maior parte dos alunos considerou a opinião de pais, professores e amigos como um fator importante para a elevação da autoestima.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)