O PERFIL DA EDUCAÇÃO RURAL NO MARANHÃO NA DÉCADA DE 1990
Abstract
Este estudo apresenta o cenário da educação rural maranhense, procurando associar o seu baixo desempenho escolar ao projeto desenvolvimentista adotado pelos sucessivos governos estaduais (de 1966 a 2002). Mostra que tal projeto, que se arrasta há décadas, ora sob o domínio autoritário do Estado, ora com a prevalência do mercado, relegou o agente da pequena produção rural à condição de marginalizado estrutural, tanto nos planos político e social quanto no econômico. Com base nos estudos sobre a realidade de subdesenvolvimento econômico da agricultura familiar maranhense, reflete sobre os possíveis condicionamentos que incidem sobre a política educacional e que, em última instância, apresentam-se como um dos elementos responsáveis pelo quadro de carência da educação desenvolvida na zona rural maranhense.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)