A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA CRISE PANDÊMICA:
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL REALIZADO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LOCALIZADO NO NORTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81171Keywords:
ensino remoto emergencial, pandemia, pós-graduação stricto sensuAbstract
O artigo tem como objetivo compreender as implicações do ensino remoto emergencial na formação dos estudantes dos cursos de mestrado e doutorado de um programa de pós-graduação em educação localizado no norte do Paraná. Desse modo, os discentes matriculados nos cursos manifestaram-se por meio dos questionários aplicados que são favoráveis ao ensino remoto emergencial em decorrência da covid-19. No entanto, foi imprescindível identificar também que os discentes apontam que o ensino remoto emergencial não possibilita interação entre os sujeitos envolvidos, influenciando dessa maneira a formação e o desenvolvimento das pesquisas. Fica evidente que a interação social é fundante na formação do pesquisador. O método de análise de dados adotado está embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa. Como técnica de pesquisa, desenvolvemos um estudo bibliográfico utilizando estudos de alguns autores, dentre eles Cordeiro (2020), Charczuk (2020), Hodges et al. (2020), Morais Neto et al. (2020), e coleta de dados referente à formulário on-line aplicado a estudantes dos cursos de mestrado e doutorado em educação de um programa de pós-graduação localizado no norte do Paraná. Ao final do estudo, consideramos que é impossível não constatar o impacto negativo causado pela pandemia, principalmente em relação à dor pelos milhares de vidas perdidas. No que concerne ao andamento das pesquisas e das ações do Programa, podemos afirmar que houve um esforço por parte da coordenação do curso, dos docentes e discentes, para que os prejuízos pudessem ser amenizados diante de um quadro de pandemia nunca visto antes.
References
da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/D5622.htmimpressaao.htm. Acesso
em: 24 jun. 2021.
CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Distance Education in the
COVID crisis-19: an experience report. Research, society and development, v. 9,
n. 6. p. 1-12. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3699.
Acesso em: 30 jul. 2021.
CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de. Educação no ensino superior em tempos de
pandemia. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, 2020. Disponível em: https://
www.redalyc.org/articulo.oa?id=68464195029. Acesso em: 21 jun. 2021.
CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a transferência no ensino remoto: docência
em tempos de pandemia. Educ. Real., Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109145, 2020.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-
62362020000400206&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 jun. 2021.
CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da
tecnologia como ferramenta de ensino. 2020. Disponível em: http://oscardien.
myoscar.fr/jspui/bitstream/. Acesso em: 29 jul. 2021.
CYSNEIROS, Paulo G. Novas tecnologias no cotidiano da escola. Texto de apoio
para o curso oferecido na 23ª Reunião Anual da ANPED (Associação Nacional de
Pós-Graduação em Educação), Caxambu, MG, Brasil, 24 a 28 de setembro de 2000.
Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/mc16.PDF. Acesso em: 2
jul. 2021.
FELIZOLA, P. A. M. O direito à comunicação como princípio fundamental: internet
e participação no contexto da sociedade em rede e políticas públicas de acesso à
internet no Brasil. Revista de Direito, Estado e Telecomunicações, v. 3, n. 1, p.
205-280, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. O professor iniciante no ensino superior:
aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac, 2013.
GUSSO et at, H. L. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão
universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/es/a/pBY83877ZkLxLM84gtk4r3f/?lang=pt&format=pdf.
Acesso em: 24 jun. 2021.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST,T.; BOND, A. The difference between
emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020.
Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-betweenemergency-remote-teaching-and-online-learning#fn7. Acesso em: 10 set. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MARTINS, Alex Sandro Rodrigues; QUINTANA, Alexandre Costa; QUINTANA,
Cristiane Gularte. O uso da webconferência na disseminação e avaliação do
conhecimento em EAD: relato de experiência. Revista Paidéia - Revista Científica
de Educação à Distância. v. 12. n. 21. p. 181-193, 2020. Disponível em: https://
doi.org/10.29327/3860.12.21-12. Acesso em: 2 jul. 2021.
MORAIS NETO, Antônio Carlos de et al. Ensino em saúde LGBT na pandemia da
covid-19: oportunidades e vulnerabilidades. Rev. bras. educ. med. Brasília, v. 44,
2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex&pid
=S0100- 55022020000500410&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jun. 2021.
MENDES, Bárbara Pepino et al. Vantagens e desvantagens do ensino remoto
emergencial no Brasil. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e
Software Livre. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Win10/Downloads/18149-
1125629596-1-PB.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.
OLIVEIRA, Carloney Alves de; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. As redes sociais
como espaço de comunicação e interação entre professores e alunos na educação
superior. Maceió, 2013.
SALVAGNI, Julice; WOJCICHOSKI, Nicole de Souza; GUERIN, Marina. Desafios à
implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto
de pandemia. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 1-12, jul./dez.,
2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/
porescrito/article/view/38898. Acesso em: 21 jun. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 25 ed. São Paulo: Cortez; Autores
Associados, 1991.
UNESCO [UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL
ORGANISATION]. COVID-19 - Educational disruption and response. Paris: Unesco,
30 July 2020. Disponível em: http://www.iiep.unesco.org/en/covid-19-
educational-disruption-and-response-13363. Acesso em: 29 jun. 2021.
UNESCO. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
CULTURA. Avaliação do desenvolvimento da internet no Brasil, 2021. Disponível
em: https://www.nic.br/media/docs/publicacoes/8/20210217115717/
avaliacadodesenvolvimento-da-internet-no-brasil.pdf. Acesso em: 29 jun. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)