APRENDIZAGEM COOPERATIVA:
UMA METODOLOGIA DE ENSINO QUE SE PAUTA NO DIÁLOGO SINCRÔNICO ENTRE OS SUJEITOS
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81175Keywords:
aprendizagem cooperativa, Escola Alan Pinho Tabosa, metodologia de ensinoAbstract
Apresentam-se os resultados da pesquisa cujo objetivo básico foi estudar a aplicabilidade da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa na formação educacional dos estudantes da Escola Alan Pinho Tabosa e como os sujeitos envolvidos percebem essa nova metodologia de ensino-aprendizagem. Essa metodologia trabalha na perspectiva do estímulo às habilidades sociais, à criatividade e ao equilíbrio, favorecendo a interação de aprendizagem entre os estudantes, de modo que eles tenham metas e objetivos a serem alcançados conjuntamente. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho descritivo, tendo sido adotado como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos professores e aos estudantes da referida escola, bem como uma entrevista semiestruturada feita com a direção desta. Também foi utilizada a técnica de observação participante. Os achados da pesquisa evidenciam que os estudantes, os professores e a direção da escola conhecem e gostam dessa metodologia e que ela tem grande importância para o aprendizado colaborativo entre esses atores. Também ficaram evidentes as várias aplicações efetivas da Aprendizagem Cooperativa na escola pesquisada e, embora não fosse objetivo desta pesquisa investigar os outros integrantes da escola, ainda assim percebemos que essa metodologia também se estende a esse contingente.
References
aprendizagem cooperativa. Porto: Edições ASA, 2002.
BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Salt Lake City, Utah, EUA: A Igreja de Jesus
Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 2015.
FREITAS, L.; FREITAS, C. Aprendizagem cooperativa. Lisboa: Edições ASA, 2002.
KOMAR, Eva Antunes Basílio. Aprendizagem cooperativa: opção metodológica de
ensino-aprendizagem do tema alimentação saudável. Curitiba: [s. n.], 2012.
PEREIRA, M. Aprendendo a lidar com a diversidade: implementação de
metodologias de aprendizagem cooperativa na sala de aula. 2011. Dissertação
(Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor) – Universidade
Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2011.
PUJOLÁS, Maset Pere. Atención a la diversidad y aprendizaje cooperativo en
educación obligatoria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2001.
RODRIGUES, P. B. Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo
do ensino básico. Bragança: Instituto politécnico de Bragança, 2012.
SANCHES, I. Compreender, agir, mudar, incluir: da investigação-acção à
educação inclusiva. Revista Lusófona da Educação, Lisboa, v. 5, n. 5, p. 127-142,
fev. 2005.
TOMÉ, Inês; GOMES, Rogério; CORREIA, Marisa. Aprendizagem cooperativa. [S. l.:
s. n.], 2004.
VASCONCELOS, Ana Lúcia Fontes de Sousa et al. Uma reflexão da aprendizagem
cooperativa como estratégia de ensino para a formação dos contadores. Encontro
de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 1., 2007, Recife. Anais
[...]. Recife: Revista de Informação Contábil, 2007. p. 3.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)