FORMAÇÃO INTEGRAL E DUALIDADE ESTRUTURAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO GOVERNO LULA: DECRETO N.o 5.154/04
Abstract
Este trabalho discute a política de educação profissional implantada no Brasil a partir da edição do Decreto n.o 5.154/04, no governo Lula. Tem como objetivo situar, no corpo da legislação atual, os avanços e as permanências da política de formação de trabalhadores vinculada/desvinculada à educação básica, modelo este que mais contribuiu para uma formação fragmentada e aligeirada, regulamentada pelo Decreto n.° 2.207/97. De caráter documental e bibliográfico, adota o materialismo histórico como perspectiva teórico-metodológica, mostrando como o fenômeno da dualidade estrutural ainda marca o campo das políticas públicas em educação, em especial, a educação profissional, apesar das rupturas estabelecidas pela expansão da rede federal no governo Lula.Palavras-chave: Política de educação. Reformas. Formação profissional. Duali
dade educacional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)