A GERONTOLOGIA EDUCACIONAL E A INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES DE GRADUANDOS E PESSOAS IDOSAS NO ICF
Abstract
Este artigo traz discussões teóricas e vivências acadêmicas acerca dagerontologia educacional e sua aplicabilidade em cursos de extensão em
instituição de ensino superior, especificamente no Instituto Camillo Filho
(ICF), em Teresina-Piauí. Além dos estudos teóricos, os autores deste artigo apresentam vivências do cotidiano de sala de aula no tocante à integração de gerações entre docentes, graduandos e alunos do INTEGERA matriculados em disciplinas do curso de Serviço Social. Entre as temáticas abordadas no texto, estão Gerontologia Educacional, Integração de gerações, Programa INTEGERA-ICF. Após as análises de vivências em salas de aula e estudos teóricos, consideramos que foi iniciada a promoção de oportunidades educacionais apontadas como ganhos evolutivos para jovens, adultos e idosos, justamente por intensificarem os contatos sociais, a troca de vivências e de conhecimentos teóricos/acadêmicos. Tendo em vista as análises teóricas e análises das vivências feitas pelos autores, julga-se necessário um novo olhar sobre a longevidade humana e o setor educacional. No ICF, alguns passos já foram iniciados, porquanto é realidade no cotidiano da academia o acesso de pessoas com idade igual ou superior a 55 anos em sala de aula. A integração de graduandos, extensionistas (alunos INTEGERA) e docentes vem promovendo, em nível de observação participante, crescimento pessoal e profissional, especialmente dos graduandos dos diversos cursos da IES.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)