A GERONTOLOGIA EDUCACIONAL E A INTEGRAÇÃO DE GERAÇÕES DE GRADUANDOS E PESSOAS IDOSAS NO ICF

Autores/as

  • Cassandra Maria Bastos Franco Universidade Federal do Piauí Instituto Camillo Filho (Teresina - PI)
  • Francisco de Oliveira Barros Júnior Universidade Federal do Piauí

Resumen

Este artigo traz discussões teóricas e vivências acadêmicas acerca da
gerontologia educacional e sua aplicabilidade em cursos de extensão em
instituição de ensino superior, especificamente no Instituto Camillo Filho
(ICF), em Teresina-Piauí. Além dos estudos teóricos, os autores deste artigo apresentam vivências do cotidiano de sala de aula no tocante à integração de gerações entre docentes, graduandos e alunos do INTEGERA matriculados em disciplinas do curso de Serviço Social. Entre as temáticas abordadas no texto, estão Gerontologia Educacional, Integração de gerações, Programa INTEGERA-ICF. Após as análises de vivências em salas de aula e estudos teóricos, consideramos que foi iniciada a promoção de oportunidades educacionais apontadas como ganhos evolutivos para jovens, adultos e idosos, justamente por intensificarem os contatos sociais, a troca de vivências e de conhecimentos teóricos/acadêmicos. Tendo em vista as análises teóricas e análises das vivências feitas pelos autores, julga-se necessário um novo olhar sobre a longevidade humana e o setor educacional. No ICF, alguns passos já foram iniciados, porquanto é realidade no cotidiano da academia o acesso de pessoas com idade igual ou superior a 55 anos em sala de aula. A integração de graduandos, extensionistas (alunos INTEGERA) e docentes vem promovendo, em nível de observação participante, crescimento pessoal e profissional, especialmente dos graduandos dos diversos cursos da IES.

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Publicado

2017-05-21

Número

Sección

Artigos